10 de março, de 2017 | 09:14

Dia da Mulher é “Dia de Luta”

Irmã Nicole Antoinette Genevieve Henner

Divulgação
Ao ser homenageada pela Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus pelo maravilhoso presente que é a Vida, agradecer por me ter dado uma família pastoral que amo muito.
Agradeço por essa oportunidade excepcional de estar aqui, no Brasil, vivendo com minhas irmãs de Congregação, no meio de um povo carinhoso e acolhedor, para dar um pouquinho de nós e receber muito em retorno.

No Dia Internacional da Mulher, e em nome de todas as homenageadas, eu agradeço, de coração, ao Poder Legislativo pela organização deste evento, pela indicação de nossas pessoas, para recebermos esta homenagem pública. Isso nos conforta em nossos compromissos com a coletividade e nos impulsiona a continuar a luta, para que haja sempre mais Vida para todos.

A homenagem que recebemos é nominal, porém, ninguém faz acontecer as coisas sozinho. Nós todas sabemos que existe atrás, ou melhor, ao redor de nós, muitas e muitas mulheres atuantes conosco, dedicadas à vida familial, social ou eclesial. Todas elas que merecem conosco serem aplaudidas e homenageadas, nesta data.

Obrigada e parabéns às minhas companheiras de vida comunitária, às companheiras da equipe paroquial de assessoria pastoral, da Pastoral da Criança e de tantos outros grupos de ontem e de hoje. Obrigada e parabéns a todas as mulheres que formam este grupo valioso e dinâmico, hoje reunido em volta de todas as mulheres homenageadas.

Estamos conscientes de que esta homenagem se estende a todas as mulheres do Brasil: aquelas cujo nome passou para a história; como também as mulheres humildes que fazem as coisas acontecerem no dia-a-dia, sustentando a família muitas vezes com dificuldade, mas sempre com coragem e amor; as mulheres de todas as profissões e categorias, mulheres do lar, do campo e da cidade. O papel da mulher na sociedade é fundamental. Ela traz valores importantes para o convívio social.

No Dia da Mulher é costume fazer homenagens, oferecendo uma flor... Mulher, cada vez que você receber uma flor, no Dia Internacional da Mulher, agradeça, contemple a sua beleza, aspire seu perfume. Você merece! Mas lembre-se das 129 adolescentes e mulheres trabalhadoras da indústria têxtil em Nova Iorque, que deixaram a sua vida no incêndio da fábrica, em de março de 1911.

Lembre-se de quantas mulheres ainda hoje são vítimas dos baixos salários, da exploração no trabalho e de tantas outras injustiças. Lembre-se que em outros países ou outras culturas meninas não tem direito à educação ou são forçadas a casar ainda crianças. Lembre sempre da paquistanesa Malala, que se tornou a mais jovem vencedora do Nobel da Paz em 2014, por causa de sua luta pela educação das meninas.

Lembre que, em 8 de março de 2017, mulheres de todo o Brasil e do mundo inteiro, ocuparam as ruas para lutar pela conquista e garantia de seus direitos. Mulheres, homens, todos nós aqui presentes, lembrem-se de tudo isso e saibam que, enquanto ainda for preciso um Dia Internacional da Mulher, este continuará sempre a ser um “Dia de Luta”.

Que a beleza e as luzes da festa de hoje possam continuar alegrando o nosso coração, mas que não nos façam esquecer o caminho que ainda temos a percorrer, para que um dia não precise mais existir o dia especial da mulher. Porque cada dia será dia da mulher, cada dia será dia do homem, cada dia será dia de direitos para todos, sem discriminação e sem opressão, em todo o mundo!

Muito Obrigada! Viva o Dia Internacional da Mulher!

* Coordenadora da Pastoral da Criança, Paróquia Santo Antônio, Coronel Fabriciano/MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário