09 de março, de 2017 | 06:44

Marcha em apoio à operação Lava Jato

Movimento Vem Pra Rua Minas alerta sobre esvaziamento da operação que investiga envolvimento de políticos com atos de corrupção

Divulgação Vem Pra Rua
Manifestantes vão parar o Centro de Belo Horizonte nesta quinta-feira Manifestantes vão parar o Centro de Belo Horizonte nesta quinta-feira

O Movimento Vem Pra Rua Minas agendou para esta quinta-feira (9) uma marcha em apoio à Operação Lava Jato, da Justiça Federal, que investiga atos de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos.

Os organizadores divulgam que a manifestação servirá também como um “esquenta” para a mobilização que ocorrerá no dia 26 de março, em todo o Brasil, também em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade a partir das 10h.

A marcha desta quinta-feira que contará com um “bandeirão”, faixas, e gritos de ordem, deverá ocorrer em faixa única e será escoltada pela PMMG.

Os organizadores citam um dos procuradores da força-tarefa, que investiga a corrupção na Petrobras, Carlos Fernando dos Santos Lima, segundo o qual: “Estão tentando um esvaziamento lento e gradual da operação, mas a Lava Jato tem força própria”. Esse esvaziamento ocorreu principalmente depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016.

“Com a evolução da Operação Lava Jato, parte expressiva da classe política tem demonstrado preocupação indisfarçável com os rumos das investigações e suas consequências. E tem buscado formas de impedir a evolução dos trabalhos da força tarefa, bem como a aprovação de leis que possam punir devidamente aqueles que cometeram crimes. Para atingir estes objetivos, têm sido usados diversos artifícios da velha política corrupta: negociatas na calada da noite, aprovação de projetos obscuros em horários estranhos, muito jogo de cena, mentiras e contra informação. Chega de impunidade”, diz em nota o movimento Vem Pra Rua Minas.

“Às vésperas de completar três anos de investigação, a força-tarefa da Lava Jato está entrincheirada, à espreita do mais pesado bombardeio a enfrentar – fruto da reação de políticos com o avanço dos processos, no Supremo Tribunal Federal (STF), e do ‘tsunami’ que representará a delação premiada da Odebrecht”, complementa a organização do movimento.

O Vem Pra Rua Minas também manifestará o pedindo de afastamento imediato do governador Fernando Pimentel (PT), do comando do governo do estado de Minas.

Os itens da pauta de reivindicação:
1 Aprovação das 10 Medidas Contra a Corrupção (PL 4.850) sem adição de qualquer anistia ou retrocesso no relatório aprovado na comissão;

2 O fim dos privilégios em geral (Foro Privilegiado, agentes públicos com super-salários, aposentadorias privilegiadas, regalias indevidas, etc.);

3 Exigência de celeridade nos casos envolvendo políticos que estão no STF;

4 Abertura de processo contra o governador de Minas, Fernando Pimentel, investigado na Operação Acrônimo. (operação da Polícia Federal que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais)

“Acreditamos que quando o governo e os políticos agem apenas em interesse próprio, impedem o desenvolvimento do país próspero que merecemos. Esta é uma distorção que cabe a nós, cidadãos brasileiros, corrigir. E nós não vamos ficar parados”, dizem os organizadores.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário