
07 de março, de 2017 | 16:15
A beleza e saúde dos cabelos
Os especialistas em cabelos são enfáticos ao explicar que o sol queima a cutícula dos fios, deixando-os sem proteção e atingindo a melanina, o que causa degradação e faz com que os fios fiquem opacos, ressecados e com pontas duplas.Somada a essa exposição, o verão é marcado por idas ao mar e a piscinas. A água do mar pode prejudicar o cabelo, uma vez que o sal abre as cutículas do fio tirando a água necessária para sua hidratação. O resultado são madeixas porosas e desidratadas.
O sal, somado à exposição ao sol, agride a capa protetora dos fios, fazendo com que a gordura natural se perca. Para repor essa gordura, faça hidratações frequentes e aplique um protetor térmico com os cabelos úmidos.
Lembre-se que o efeito do sol no cabelo danifica a fibra capilar, o mar é muito alcalino por conter uma grande quantidade de sal na água o que acaba alterando o pH do cabelo, e a piscina tem produtos químicos que também retiram a gordura boa do fio. Esses três itens são mais unidos e frequentes no verão e por isso os cabelos sofrem.
GB Imagem
Pele bronzeada pede cabelos macios e sedosos. Dá para se ter os dois, basta escolher produtos adequados
Outros danos causados nos fios são o ressecamento pelo excesso de lavagens e o desbotamento da cor, pela exposição ao sol. É claro que a exposição e os danos causados nos fios exigem tratamentos capilares na proporção adequada, e é necessário o uso de produtos específicos para cada dano.
Outra dica vital é evitar uso de secadores e chapinhas que colaboram com o excesso de calor nos fios. Caso seja necessário, é imprescindível usar um protetor térmico de qualidade. O ideal é usar chapéus, cremes de proteção solar ou com termo proteção, e tornar as hidratações mais habituais.
O extrato de caviar europeu é um princípio ativo eficaz na recuperação de fios danificados, e é encontrado em máscaras hidratantes, protetores térmicos e cremes leave-in.
O extrato de caviar possui seis vitaminas, ácidos graxos, ômega 3, 6, e 9, além de proteínas solúveis e nutrientes para o fio. Quando se usa o leave-in, por exemplo, apesar da umidade da maresia, o produto permite que os fios permaneçam acomodados sem frizz.
O ideal é usar a linha completa do cosmético à base de extrato de caviar que é composta por shampoos, condicionadores, máscaras hidratantes, leave-in, matizadores, finalizadores e protetores térmicos. Para saber mais, consulte o seu dermatologista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]