07 de março, de 2017 | 15:07

Navegando, nas ondas da informação - Montanha russa.....

Por Marcelo Luciano da Costa Santos


Há 10 anos, foi realizado no Parque Ipanema, o III Fórum das Águas do Rio Doce, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil de municípios banhados ou influenciados, direta ou indiretamente pelo Rio Doce, ao longo de seu curso, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Naquele ano, nesta mesma coluna, recomendei aos meus leitores que não deixassem de visitar o estande da Samarco Mineração S/A. Pouca conhecida pelo público em geral até então, falei que a empresa era dona de uma mina em Mariana e que, de lá, transportava o minério extraído até o porto de Ubu (ES), por meio de um mineroduto de 396 quilômetros de extensão.

Lembrava também, com saudades, que foi nessa empresa que meu pai trabalhou entre 1977, o ano de sua implantação até sua aposentadoria, em 1988, na cidade de Matipó, onde existe uma estação de bombas, necessária para fazer o mineiro vencer a altitude da Serra do Caparaó. E que a empresa, na onda do meio ambiente, fazia a sua parte para tornar melhor o mundo em que vivemos.

Passada exatamente uma década, hoje em dia, qualquer pessoa sabe que a Samarco existe, mas, infelizmente, não pelos motivos nobres. E nem preciso contar aqui porque, pois, como disse, todo mundo sabe. Mas, apesar do desastre que ela provocou, continuo, reiteradamente, mantendo meus elogios à esta que se por acaso não for mais, foi sim, uma magnifica empresa para se trabalhar, digna de todos os elogios possíveis.

Libertadores 2017

Falando de futebol, finalmente, começa nesta próxima semana a fase de grupos da edição de 2017 da Taça Libertadores da América. Depois de conquistar o título por quatro edições seguintes, há três anos o Brasil não chega à final. Mas este ano, com oito equipes participando, penso que será muito difícil não termos um time tupiniquim na decisão, marcada para os dias 22 e 29 de novembro. Mas, o mais legal dessa competição é que ela sempre começa sem aquela certeza absoluta sobre seus favoritos, pois sempre haverá uma equipe a surpreender, ou até mesmo, alguém que confirme o virtual favoritismo.

Por muito pouco.....

A tragédia do voo TAM 3054, completará agora em julho 10 anos. Caso, que já foi alvo de inúmeros programas de televisão, entre eles o famoso Mayday – Desastres Aéreos, do canal NatGeo e do livro Caixa Preta, do jornalista e escritor Ivan Sant´Anna terça-feira, abalou o Brasil. Naquele dia, Por 24 horas, até mesmo os jogos Pan Americanos foram deixados em segundo plano, pois ninguém falava em outra coisa. Naquele dia, 17 de julho, uma terça-feira, o Ipatinga jogava aqui no Ipatingão contra o Santo André, pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão, vencendo o confronto por 2 X 1, começando ai, a se consolidar na briga pelo sonho do acesso, que viria a acontecer quatro meses depois.

Mas, por muito pouco, o futebol brasileiro teria em suas memórias, além da tragédia com a Chapecoense, que acabou de completar três meses, o registro de mais um acidente aéreo, onde um time inteiro teria sido aniquilado. Isso porque, o Grêmio de Porto Alegre, que jogaria contra o Goiás na quinta-feira, dia 19, tomaria aquele voo como escala para Goiânia. Mas, por essas coisas que só Deus explica, o então treinador do tricolor gaúcho, Mano Menezes, atento ao caos que a aviação brasileira vivia naquele ano, optou por ir mais cedo e em viagem direta, em avião fretado, para Brasília. O jogo, que valeu pela 12ª rodada, ficou no empate – 0 x 0.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário