07 de março, de 2017 | 09:22

Memória em Circulação no Farroupilha

Projeto do Galpão Cine Horto (BH) chega a Ipatinga com palestra aberta ao público

A História é como um quebra-cabeça com diversas pecinhas que, juntas, reconstituem experiências passadas. Ao preservarmos a memória, conservamos nossa identidade. Com o objetivo de preservar o passado, surgiu o projeto Memória em Circulação, do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte.

A iniciativa leva consultoria e atividades a grupos artísticos e centros culturais do interior de Minas Gerais.

[imageme7581E até 10 de março o projeto estará em Ipatinga, junto com o Grupo Farroupilha, que abre as portas de sua sede - Teatro Circu-Lar Farroupilha, avenida Londrina, 180 – Bairro Veneza II - para a palestra Teatro e Memória, nesta quinta-feira (9), às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. Mais informações no site www.galpaocinehorto.com.br.

O Memória em Circulação promove o diálogo com grupos artísticos e centros culturais das cidades visitadas. Em cada uma delas acontecem consultorias com análise de acervo, organização, documentação, conservação, arranjo arquivístico e disponibilização pública do material.

As atividades contemplam ainda palestra aberta ao público destacando a importância de se pensar e preservar a memória da cultura local. Com esse conjunto de ações, o CPMT assessora espaços do interior do estado com seus acervos, focando na preservação e valorização do patrimônio.

A troca de saberes também está acessível através de um blog vinculado ao site do Galpão Cine Horto, que visa multiplicar a ação para além das visitas em campo. O projeto já passou pelas cidades de Teófilo Otoni, Uberlândia e Divinópolis.

O trabalho é uma iniciativa do CPMT, espaço criado em 2005 pelo Galpão Cine Horto e a primeira unidade de acervo especializada em teatro no estado de Minas Gerais. O Centro armazena, organiza e disponibiliza gratuitamente um catálogo bibliográfico, audiovisual e iconográfico composto por mais de 6.000 títulos.

Dispõe ainda de sala de estudos, equipamentos multimídia, e computadores conectados à internet disponíveis para o público. O CPMT também coordena projetos como o selo editorial Edições CPMT, o documentário "Primeiro Sinal - A história do teatro em Belo Horizonte" e o Ateliê Aberto Memória Feita à Mão.

O projeto Memória em Circulação é uma realização do Galpão Cine Horto através do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) e é realizado por meio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO:
Projeto “Memória em Circulação” em Ipatinga
Até 10 de março, na sede do Grupo Farroupilha
Palestra “Memória e Teatro”, com CPMT (BH) e Grupo Farroupilha (Ipatinga)
Quinta-feira (9), às 19h
Teatro Circu-Lar Farroupilha
Avenida Londrina, 180 – Bairro Veneza II – Ipatinga
Entrada: Gratuita - Classificação: Livre
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário