04 de março, de 2017 | 07:38

Ação Educativa divulga programação 2017

Novidades aguardam os usuários dos espaços do Instituto Cultural Usiminas

Cláudio Roberto/Divulgação/ACS CCU
Poetas da CorPoetas da Cor
Atividades gratuitas que unem cultura, educação e sustentabilidade fazem o roteiro da programação da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas no primeiro semestre de 2017. Oficinas, espetáculos, exposições e contação de histórias estão entre as atrações educativas oferecidas.

A grade de programação 2017 oferece a Série Espetáculos Didáticos, Visitas Orientadas às Exposições de Arte, Programa de Formação de Professores e Arte Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias e Arte em Família. O agendamento para a participação de escolas e comunidade nas atividades já começou.

Guto Muniz/Divulgação/ACS CCU
O que você vai ser quando crescerO que você vai ser quando crescer
A próxima atração será o Espetáculo Didático “Poetas da Cor”, da Cia. Druw (SP), em cartaz nos dias 14, 15 e 16 de março. No primeiro dia (14), às 19h, a peça será apresentada para a comunidade, e nas demais datas, para as escolas agendadas.

O público também já pode agendar - pelo telefone 31.3824.3731 - a participação na Contação de Histórias da Biblioteca Central de Ideias, que vai acontecer nos dias 29 e 30 de março, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas.

Novidades
A programação da Ação Educativa terá duas novas atividades: “Conhecendo a Usiminas” e “Aventura no Viveiro”, que vão apresentar a Usina de Ipatinga e o Viveiro de Mudas da empresa de maneira lúdica. As atrações também estão incorporadas à programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017.

Divulgação/ACS CCU
Do outro lado do desenhoDo outro lado do desenho
A atividade “Conhecendo a Usiminas” propõe uma visita interativa à Usina de Ipatinga (MG), quando a atriz Raquel Vieira (Flora Manga) vai contar a verdadeira jornada do carvão e do minério (heróis da história) para se transformarem em bobinas de aço, com seus segredos e curiosidades.

Após a visita, os alunos vão participar de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico, ministrada pela artista Rosane Dias.

Em “Aventura no Viveiro”, os estudantes terão um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas. Utilizando a contação de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes terão, ainda, um momento prático.

Exposições
Duas importantes exposições estarão à disposição do público no primeiro semestre, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. Até 11 de março, 51 obras do artista mineiro Leo Santana podem ser conferidas em “Do Outro Lado do Desenho”.

Divulgação/ACS CCU
Contação de histórias com Raquel VieiraContação de histórias com Raquel Vieira
Esculturas, desenhos e a réplica da famosa escultura “Drummond no Calçadão”, cuja peça original está localizada no Rio de Janeiro, estão expostos para visitação gratuita.

A partir de 21 de março, data que marca a comemoração do legado do piloto e ídolo brasileiro Ayrton Senna, que, se vivo, completaria 52 anos, a Galeria Hideo Kobayashi receberá a mostra “Senna na Cabeça e no Coração”.

É a primeira vez que a mostra vai ao interior do país, a maior montagem desde que circula por capitais. O público poderá ver 50 capacetes customizados por famosos como o ator Bruno Gagliasso, o jogador Daniel Alves, a cantora Fernanda Takai e o estilista Ronaldo Fraga.

Divulgação/ACS CCU
Oficinas na Ação EducativaOficinas na Ação Educativa
Entre eles, 10 capacetes inéditos, alguns feitos por personalidades de referência no Vale do Aço, e que passam a fazer parte do acervo do Instituto Ayrton Senna. Destaque para seis capacetes originais usados pelo piloto em sua carreira. A curadoria é do designer Rodrigo Câmara.

Em 2016, a Ação Educativa atendeu a mais de 34 mil pessoas do Vale do Aço e colar metropolitano. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a programação 2017 da Ação Educativa tem grandes expectativas e novidades. “A cada ano ampliamos a abrangência. Neste ano, de maneira especial, a grade alcançará ainda mais a comunidade com atividades educativas de qualidade em espaços importantes”, diz.

A programação Ação Educativa é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário