03 de março, de 2017 | 11:11

Por quer fazer estágio?

Sebastião Alvino Colomarte

Divulgação
Esta é uma boa pergunta que os estudantes fazem aos professores e a si mesmos. Por que fazer estágio? A atividade no Brasil é regulamentada pela Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como Lei do Estágio. Por lei, o estágio é considerado um ato educativo, podendo ser realizado durante ou após a conclusão do curso, e se destina a vivenciar na prática o ambiente real de trabalho e de tudo aquilo que se aprende em sala de aula. É neste momento que o aluno desenvolve as suas diversas habilidades no exercício da profissão.

A atividade é importante também porque, além da prática profissional, proporciona ao jovem a convivência com funcionários, o trabalho em equipe, noções de hierarquia e disciplina e ajuda-o ainda a vencer as barreiras de sua timidez e os obstáculos naturais de sua futura carreira profissional. Outro aspecto importante é que contribui para a formação do cidadão.

Nota-se hoje que os círculos de amizades dos jovens estão muito restritos à família, as chamadas “tribos”, os grupos de Whatsapp, as redes sociais etc. Os jovens, às vezes, não têm noção de que o mundo real vai muito além. Em recente noticiário, uma emissora de TV mostrou que o Conselho Regional de Medicina de São Paulo constatou, em uma pesquisa, que mais de 80% dos médicos recém-formados não sabiam fazer a leitura ou análise de uma radiografia. Aí está a falta da prática profissional. E isto, decerto, ocorre com outras profissões.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas não contratam um recém-formado sem um mínimo de experiência e conhecimento prático. A nossa vivência mostra que o estágio é a melhor ferramenta para essa preparação, pois sem a prática profissional não é possível um preparo eficiente. Após formado, o profissional precisa estudar e praticar sempre, visando acompanhar a evolução de sua carreira e as novas tecnologias que surgem constantemente.

O estágio, como uma atividade didático-pedagógica, é de competência da instituição de ensino. Apesar das críticas que sofre de alguns setores mal informados, é um método eficiente e eficaz que as empresas contam para a qualificação de pessoal e descoberta de novos talentos. Através do estágio, o estudante também tem acesso às novidades tecnológicas e processos produtivos de sua área de formação.

Outro aspecto positivo da atividade é que o estagiário adquire maior interesse pelos acontecimentos políticos e econômicos do país e globais, o que o auxilia na sua formação como pessoa, o que, certamente, influenciará na sua carreira profissional.

Por todas as razões apontadas, dizemos que fazer estágio ou desenvolver a prática profissional deve – sim - fazer parte da matriz curricular das instituições de ensino, porque o saber precisa ser complementado com o fazer.

* Professor e superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) e diretor da ACMinas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário