CADERNO IPATINGA 2024

25 de fevereiro, de 2017 | 09:47

Conceitos, Palavras e expressões

Wagner Ferreira Dias

Divulgação
No final do século 18, teve início uma estrada que até hoje percorremos. O movimento dos iluministas buscava levar a todos o conhecimento acumulado pela humanidade como meio de libertação do que antes eram superstições e crendices, conjugado a uma mudança radical na economia, com ampliação dos meios de produção econômica, bem como ao surgimento de uma legião de homens dissociados da terra, fazendo daquele período o campo fértil para as revoluções liberais Norte Americana e Francesa, e no Brasil, para a Inconfidência Mineira.

A partir de toda esta movimentação é que se começa a utilizar no cotidiano as palavras Democracia, Soberania, Cidadania e a famosa expressão “O poder emana do povo”. Com os séculos, estas palavras, que naquele tempo tiveram força revolucionária, mudando um modo de existir humano, feudal rural para urbano, fizeram com que o uso comum de tais expressões as enfraquecessem.

Há hoje uma pujante mudança no modo de existir humano. A tecnologia está mudando radicalmente a existência. Em tempos feudais, a dificuldade de locomoção e comunicação e a falta de informação abriam espaço para as imaginações onde habitavam as crendices e superstições. Sendo assim, os iluministas eram uma janela para um universo de realidade libertadora.

Atualmente, as tecnologias são a janela para a realidade libertadora da humanidade. Com um pequeno aparelho nas mãos uma pessoa de área rural pode interagir em tempo real com alguém em Nova York. Daí acontece um atentado em Paris ou na Turquia e se recebe a comunicação instantânea no celular, promovendo mundialmente uma comoção geral. A semente de um sentimento humanitário está lançada.

É bem verdade que, para a semente brotar e frutificar, há aspectos que precisam desaparecer. Mas é preciso festejar. Este sentimento de união entre todos os homens é incipiente, mas pode se tornar forte como aquelas ideias iluministas do século 18.

Neste contexto é que surgem palavras e se reelaboram conceitos. É aí que surgem as novas perspectivas revolucionárias para reelaborar conceitos, palavras e expressões cunhadas no século 18, mas que até hoje se encontram nos textos constitucionais.

Um dos artigos da Constituição diz que ela é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, e ainda que esta união se constitui em Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos: soberania, cidadania, a dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. O artigo primeiro da Constituição que traz estas palavras, conceitos e expressões, registrou, em seu parágrafo único, a proclamação máxima de que “todo poder emana do povo”.

Muitas palavras, conceitos e expressões que exigem atenção especial a cada uma. Porém, lidas hoje em contexto de tecnologias e ambientes virtuais, elas clamam por novas significações e aplicações, que só podem emergir de novos questionamentos, desejos e ações humanas.

*Advogado e Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG.
Blog: http://www.wagnerdiasferreiraadvogado.blogspot.com.br/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário