23 de fevereiro, de 2017 | 17:15

Projeto Xerimbabo Usiminas é ampliado

Em suma, o projeto desenvolvido há 33 anos cresce em seu formato e traz um programa de educação ambiental que contempla três atividades

Divulgação
O projeto Xerimbabo terá novidades em sua programação neste anoO projeto Xerimbabo terá novidades em sua programação neste ano
Referência em educação ambiental no Vale do Aço, o Projeto Xerimbabo Usiminas terá novidades neste ano, conforme divulgado nessa quinta-feira (23), no Centro Cultural da Usiminas. A programação estará mais diversificada e será estendida ao longo do ano, por meio de parceria com o Instituto Cultural Usiminas e sua área de Ação Educativa. Em suma, o projeto desenvolvido há 33 anos cresce em seu formato e traz um programa de educação ambiental que contempla três atividades: “Conhecendo a Usiminas”, “Aventura no Viveiro” e as comemorações do mês do meio ambiente, em junho, com a tradicional visitação às dependências da Usipa.

As duas primeiras atrações do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017 já terão início em março, promovidas pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, e voltadas a escolas da região e colaboradores da Usiminas. No dia 7 de março começa o “Conhecendo a Usiminas”, destinado a mostrar aos estudantes, de maneira lúdica, o processo de produção do aço na Usiminas. Com uma visita interativa à usina em Ipatinga, a atriz Raquel Vieira vai contar sobre a verdadeira jornada do carvão e do minério, heróis desta história, para se transformarem em bobinas de aço, de forma sustentável, perpassando por seus segredos e curiosidades. Após a visita, o público vai participar de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço, ministrada pela artista Rosane Dias.

No dia 21 de março, terá início a “Aventura no Viveiro”, que vai proporcionar aos estudantes um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas, espaço criado em 1980 para ser um local de preservação e educação ambiental, acessível à comunidade. Por meio de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes terão, ainda, uma atividade prática.

Lélio Costa Silva, idealizador do projeto, explicou o tema deste ano, que será “A Fauna sem lar”. “Pelo que a gente tem encontrado em relação às agressões aos animais, decidimos adotar essa tema. É importante descobrir o que está por trás quando a gente recebe um animal doente, machucado ou queimado,” ressalta.

Como participar
As duas primeiras atividades serão realizadas neste primeiro semestre, de março a junho, com uma visita por mês oferecida sempre em dois horários e agendamento prévio de interessados, pelo telefone (31) 3824-3731. Além dessas ações, o Projeto Xerimbabo Usiminas manterá a tradição de organizar uma atividade especial para escolas e comunidade. Nesta edição, agendada para junho, o tema proposto abordará uma viagem incrível pela fauna brasileira. Para o idealizador do Projeto Xerimbabo Usiminas, Lélio Costa e Silva, este novo formato ratifica a proposta de inovação a cada ano do Projeto apresentando temas e ações originais dedicadas às questões ambientais e culturais regionais.

Em 2016, o Projeto Xerimbabo Usiminas atendeu mais de 17 mil pessoas de todas as idades e das mais diversas regiões. A expectativa é que, com a inclusão das duas atividades da Ação Educativa no projeto, mais pessoas possam vislumbrar as didáticas e misteriosas viagens ao conhecimento.
Visitas para colaboradores

O Instituto Cultural Usiminas, que está ligado à diretoria de Recursos Humanos da Usiminas, vai estender as atividades educativas para proporcionar esses momentos lúdicos também aos colaboradores da Usiminas e seus familiares. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da inclusão das novas atividades da Ação Educativa na programação do Projeto Xerimbabo Usiminas e extensão aos colaboradores da Usiminas e seus familiares. “Estamos felizes em poder contribuir com a ampliação deste importante programa de educação ambiental da Usiminas, promovendo essas atividades educativas lúdicas que vão proporcionar visitas divertidas e cheias de conhecimento para a comunidade e colaboradores da Usiminas”, afirmou Penélope Portugal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Moisés Ferreira

09 de maio, 2017 | 20:38

“quando ficara aberto para pessoas normais irem participar”

Envie seu Comentário