22 de fevereiro, de 2017 | 06:36

Ternium compra CSA por 1,5 bilhão de euros

Empresa de grupo ítalo-argentino, que disputa com japoneses o controle da Usiminas, confirma negociação para adquirir usina de placas

A Ternium, braço do Grupo Techint na siderurgia internacional, fortalece sua presença no setor de aço brasileiro: além de participar do Grupo de Controle da Usiminas, acaba de adquirir a Companhia Siderúrgica do Atlântico – CSA do Grupo Thyssen, no Rio de Janeiro.

Controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint, a Ternium é um das controladoras da Usiminas, ao lado da japonesa Nippon Steel, com quem disputa o controle da companhia brasileira, um imbróglio sem conclusão desde 2014.


Com uma capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de aço bruto/ano, a CSA, agora uma empresa Ternium, tem papel mais relevante no país. A aquisição, que envolveu montante da ordem de 1,5 bilhão de euros, foi vista por analistas, na noite desta terça-feira, como uma confiança do Grupo Techint no Brasil, que vai se tornando um dos polos de negócio do conglomerado global.

A informação foi divulgada pela própria Ternium, que confirmou assinatura de acordo para comprar 100% de participação da alemã Thyssenkruppna Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), numa operação avaliada em 1,5 bilhão de euros.

De acordo com o comunicado, a CSA vai ceder para a Ternium um acordo de fornecimento de 2 milhões de toneladas de placas por ano para a antiga planta de laminação da Thyssenkrupp em Calvert, no Alabama, EUA.

A Ternium afirmou que o valor da operação tomou como basedados de setembro do ano passado, e que inclui dívida de 300 milhões de euros da CSA com o BNDES. A Ternium espera desembolsar 1,26 bilhão de euros na transação, tomando para isso empréstimo bancário.

Os resultados da CSA serão consolidados pela Ternium a partir do terceiro trimestre deste ano, segundo o comunicado. A Vale concluiu em maio passado a venda de sua fatia de 26,87 por cento na CSA para a Thyssenkrupp.

Histórico
A CSA começou a operar em 2010, mas não conseguiu obter licença de operação. Desde o início das operações, a empresa tem sido alvo de processos por poluição e tem funcionado com uma licença de instalação e uma autorização para pré-operação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário