
12 de fevereiro, de 2016 | 12:02
25 agentes prisionais se capacitam para redigir Reds
Inicialmente serão 175 profissionais das unidades carcerárias da região aptos a confeccionar as ocorrências, o antigo BO”
Divulgação
Os agentes realizaram o treinamento no sistema Reds e estão aptos para redigir as ocorrências de crimes dentro das unidades

Os primeiros 25 agentes de penitenciárias e presídios da região concluíram o curso para registros do Registro Eventos de Defesa Social (Reds), o antigo Boletim de Ocorrência (BO), sistema informatizado já utilizado pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militares.
A primeira turma concluiu o treinamento nesta última semana e os agentes estão preparados para utilizar a ferramenta.
O diretor-geral da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, e responsável pelo setor prisional na 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), João Batista Ferreira, informou ao Diário do Aço, que inicialmente, serão treinados 175 agentes. Esta foi a primeira turma a concluir o treinamento”, afirmou o diretor, que tem sob a sua responsabilidade, por 15 unidades prisionais da 12ª Risp.
O treinamento dos primeiros 25 agentes foi realizado no laboratório de informática da Universidade Única, no bairro Bethânia, em Ipatinga. Eles estão aptos a redigir o Reds para dez crimes, os mais comuns nos presídios.
Entre os eventos de crimes, que os agentes podem fazer no Reds, estão o tráfico de drogas ilícitas, apreensão de chip e celular, danos, lesão corporal, porte de arma de fogo e desacato. Há previsão de se autorizar a confecção de outros tipos de ocorrências.
Liberação
O diretor explicou ainda que esta agilidade vai permitir e evitar que policiais militares deixem de patrulhar as ruas, para atender as unidades prisionais quando há estas ocorrências. O Sistema Prisional vai poder confeccionar o Registro de Eventos dentro das naturezas, que foram liberadas. Vai gerar economia e rapidez”, reforçou João Batista.
Ele esclareceu que a previsão é que todos os agentes do Sistema Prisional de Minas Gerais, apenas os efetivos (concursados), serão treinados e ficarão aptos a redigir os Reds. A previsão é que os próximos agentes, a serem formados nos novos concursos, já estarão capacitados para a redação das ocorrências eletrônicas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]