Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de fevereiro, de 2017 | 11:33

Aprenda a ser feliz com os desafios da vida

Eunice Brito

d
Vivemos numa era em que muitas pessoas se relacionam de forma virtual ou se isolam, com medo de se entregar ou fazer a troca humana com os outros. Esse modelo “fast” nos afasta de nossa essência e da possibilidade de nos conhecermos melhor.

Temos pressa para alcançar nossos objetivos, metas e resultados, incluindo a imagem do ser humano perfeito, que gera cobrança e exigência nos relacionamentos. Então, pergunto: a que preço nos lançamos na corrida do sucesso, considerando apenas os valores materiais? Como ficamos na relação conosco mesmo e com o outro? Que planeta nós estamos alimentando para as futuras gerações?

Devemos pensar o ser humano na sua integridade, considerando os aspectos material, espiritual e relacional. Quando falo em espiritual não destaco uma seita ou religião, apenas a dimensão espiritual presente em todos os seres vivos. Os aprendizados da vida fazem com que nos dividamos para atender as necessidades, papéis e funções em que nos colocamos. Estas partes, às vezes, se encontram e conversam, mas outras vezes convivem dialogando em oposição. Estas dinâmicas nos afastam de nossa essência.

O desafio aqui é reunir ou estabelecer o diálogo consciente com todas as partes que coexistem dentro de nós, buscando sentir a paz interior. E assim, trabalhar pela paz nas relações e no todo. A paz pressupõe a aceitação de todas as sensações, pensamentos e sentimentos pessoais. Tomar consciência de nós mesmos conduz ao caminho de fazer as escolhas da vida de forma mais consciente, buscando o contato com a integridade e a harmonia interna.

Assim, somos nossos próprios tomadores de decisões, ao invés de tomarmos decisões baseadas em padrões aprendidos.
Os padrões aprendidos podem ser interessantes se realmente estiverem alinhados com nossa integridade e harmonia enquanto pessoas. A integridade e a harmonia de nosso ser têm como ponto de partida a autoestima, a percepção e a consciência que temos de nosso Eu, da essência que mora em nós e que, mesmo com todas as experiências, continua integro em nós.

Algumas teorias denominam esta parte de Self, centro interior etc. O importante é saber que existe uma luz que nos impulsiona à vida e nos diz que somos a manifestação da força Universal e, portanto, merecemos amor.

Quando conseguimos nos conectar com a expressão desta força, sentimos alegria e disposição para enfrentar os desafios da vida. Conseguimos, ainda, responder aos eventos e circunstâncias de forma consciente, ao invés de nos tornarmos reativos aos fatos e situações. Enfim, tornamo-nos responsáveis por tudo que chega ou acontece na nossa trajetória.

* Psicóloga, organizadora da Formação no Modelo de Validação Humana Virginia Satir (www.virginiasatir.com.br) no Brasil. www.semilla.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário