DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

17 de fevereiro, de 2017 | 17:00

Acaba neste sábado o horário de verão 2017

Nas ruas, as pessoas estão dividas entre os que aprovam e os que não gostam e os indiferentes

Alex Ferreira
Com o horário de verão em vigor, sol se põe depois das 19h em IpatingaCom o horário de verão em vigor, sol se põe depois das 19h em Ipatinga
O sábado vai ser mais longo nos estados brasileiros que adotam o horário de verão. À 0h do domingo os relógios deverão ser atrasados em uma nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nas ruas, as pessoas estão dividas entre os que aprovam e os que não gostam e os indiferentes em relação à adoção da medida, que durou 126 dias.

A Cemig divulgou que registrou redução no consumo de energia de 0,5% no Estado, o que significa que 108.000 megawatts-hora foram poupados. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade do porte de Belo Horizonte, com 1,5 milhão de habitantes, durante nove dias.

A economia, explica o engenheiro de planejamento energético da Cemig, Wilson Fernandes Lage, advém do fato de a população aproveitar mais a iluminação natural mais longa – característica da estação – e reduz a demanda energética no horário de pico, das 18 às 21 horas. Nas ruas, entretanto, não há consenso quando o assunto é horário de verão. Confira, nas entrevistas.
Fotos: Wôlmer Ezequiel
José Geraldo Nunes, 50 anos comerciante – “Para o comércio o horário de verão é melhor, muita gente sai do serviço e aproveita para faz as compras. Porém, em particular, prefiro horário normal”.José Geraldo Nunes, 50 anos comerciante – “Para o comércio o horário de verão é melhor, muita gente sai do serviço e aproveita para faz as compras. Porém, em particular, prefiro horário normal”.
Maria José Inês, 60 anos, aposentada – “O horário de verão tem algumas desvantagens, a hora de levar crianças pra escola é ruim e dormir também, mas não interfere muito a minha rotina”. Maria José Inês, 60 anos, aposentada – “O horário de verão tem algumas desvantagens, a hora de levar crianças pra escola é ruim e dormir também, mas não interfere muito a minha rotina”.

Hebert Salgado Silva, 17 anos, estudante – “Prefiro o horário convencional, porque minha hora de levantar no horário de verão é de madrugada, e pra dormir também esse calor incomoda bastante”.Hebert Salgado Silva, 17 anos, estudante – “Prefiro o horário convencional, porque minha hora de levantar no horário de verão é de madrugada, e pra dormir também esse calor incomoda bastante”.
Maria Ferreira, 37 anos, ambulante – “Com o horário normal o nosso corpo descansa mais. O horário de verão sacrifica a gente demais, o dia é muito longo e chega a noite a gente não dorme fácil”. Maria Ferreira, 37 anos, ambulante – “Com o horário normal o nosso corpo descansa mais. O horário de verão sacrifica a gente demais, o dia é muito longo e chega a noite a gente não dorme fácil”.

Antônio Vieira, 65, aposentado – “Não me importo com a mudança de horário, a primeira semana é sempre complicada porque temos que readaptar a rotina, mas quando acostuma não tem dificuldade não”.Antônio Vieira, 65, aposentado – “Não me importo com a mudança de horário, a primeira semana é sempre complicada porque temos que readaptar a rotina, mas quando acostuma não tem dificuldade não”.
Nelita Ribeiro, 80 anos, aposentada – “Eu gosto mais do horário de verão, do outro jeito o dia é curto. Pena que o horário de verão está acabando. Dá pra fazer muita coisa em casa por causa do sol”.Nelita Ribeiro, 80 anos, aposentada – “Eu gosto mais do horário de verão, do outro jeito o dia é curto. Pena que o horário de verão está acabando. Dá pra fazer muita coisa em casa por causa do sol”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gb

18 de fevereiro, 2017 | 02:47

“Geraldinho 50 anos???? Tem mais de 60 que conheco ele. kkkk abrs”

Envie seu Comentário