16 de fevereiro, de 2017 | 13:25

Vanderley e Diana

Hamilton Leite

Da minha janela, tenho uma ampla vista para um vale no bairro de Perdizes (SP-capital), cumeado pelas ruas Apiacás e Caraíbas, no eixo entre as ruas Vanderley e Diana. Já há alguns anos, de vez em quando, tenho avistado ali um casal de carcarás voando ou pousado sobre os barriletes dos edifícios.

O carcará, uma das aves de rapina mais comuns do Brasil, vive em campos abertos, bordas de matas, no litoral, e é também frequentemente encontrado nas cidades. Como outros bichos da fauna urbana, alimenta-se de quase tudo que encontra, desde carcaças em decomposição - passando por pequenos seres vivos como lagartixas, ratos, filhotes de outras aves e invertebrados - até o lixo doméstico.

Raramente percebemos a vida silvestre que nos cerca no dia a dia agitado nas metrópoles, atualmente consideradas verdadeiros ecossistemas, como qualquer outro existente em ambientes naturais. Mas é só prestar atenção que começamos a notá-los. Sobre o aparelho de ar condicionado da sala onde trabalho, dois barulhentos filhotes de sabiás-laranjeira (ave símbolo do Brasil) estão sendo criados por seus pais. A pitangueira que temos no terraço de casa alimenta um casal de sanhaços, sempre atento ao nosso intolerante vira-lata.

Quem nunca viu capivaras pastando nas margens do rio Pinheiros? Em plena São Paulo! Esses animais tiram proveito da abundância de alimentos, nichos ecológicos, abrigo em locais de difícil acesso e maior tolerância por parte dos seres humanos. Alguns, como o carcará, ainda ajudam a controlar a quantidade de ratos, baratas, carrapatos, cupins, mosquitos e moscas.

Esse rico ecossistema está em risco: 30 das cerca de 700 espécies catalogadas na capital paulista estão ameaçadas de extinção, como a cigarra, o curió, o gato do mato, três espécies de gavião e uma de ararinha. Como cidadãos, podemos prover alimento aos animais silvestres, plantando árvores frutíferas nos quintais de nossas casas ou nos terraços de nossos apartamentos. E, de preferência, essa vegetação deve ser nativa, pois como está adaptada ao ciclo de chuvas e ao clima regional, requer um volume menor de água para irrigação.

Incorporadores podem maximizar a área destinada a jardins em seus empreendimentos, paisagistas podem especificá-las em seus projetos e os síndicos podem substituir as plantas exóticas nos condomínios. E os governos devem ampliar as áreas verdes nas cidades, além de promover a arborização de ruas e parques. Para sabermos quais árvores devemos escolher e como elas devem ser plantadas, a prefeitura de São Paulo publicou o Manual Técnico de Arborização Urbana, que está disponível embit.ly/arvoresurbanas. Existe também nas livrarias o excelente livro "Aves brasileiras e plantas que as atraem", escrito por Johan e Christian Dalgas Frisch.

A hipótese da "biofilia" (do grego: bios = vida e philia = amor) propõe que todos nós temos um componente genético que nos liga emocionalmente à natureza, pois foi neste ambiente onde ocorreu a evolução dos seres humanos. Evidências comprovam esta teoria, a qual demonstra que existem inúmeros benefícios para aqueles que vivem próximos de animais e plantas.

Não devemos ter a pretensão de transformar nossas cidades em florestas, mas podemos construir um ambiente urbano que satisfaça parte desta nossa necessidade ingênita e ajude a restaurar o amor pela natureza que temos gravado em nossos corações.

Fiquei muito feliz uns dias atrás, quando avistei um terceiro carcará voando com o Vanderley e a Diana. Só não sei se o chamo de João Ramalho ou de Bartira!

(*) Hamilton Leite, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP ([email protected]).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário