14 de fevereiro, de 2017 | 18:14

Com novo comando, Ipatinga busca reestruturação e retorno à elite

O Ipatinga Futebol Clube tem um novo presidente e vice, para tentar reestruturar o clube que já disputou campeonatos de alto nível durante a sua história, chegando, inclusive, a um título mineiro, dois vices, um terceiro lugar na Copa do Brasil e uma participação na Série A do Brasileirão.

Wôlmer Ezequiel
Cristiano Araújo e Wanderly Ribeiro destacam a reestruturação do clubeCristiano Araújo e Wanderly Ribeiro destacam a reestruturação do clube
Os escolhidos, em eleição dentro do conselho deliberativo do clube, no último fim de semana, foram Cristiano Araújo, empresário do segmento de marketing e de rótulos, para ser o novo presidente, e Wanderly Ribeiro, ex-zagueiro conhecido como “Preto”, para ser o vice-presidente.

Em entrevista ao Diário do Aço, os dois anunciaram quais serão os planos e os obstáculos que terão ao longo do mandato para reerguer o clube, que atualmente está na terceira divisão do Campeonato Mineiro, a última do futebol profissional no estado, exatamente como o Tigre começou há 19 anos. No entanto, num primeiro momento, vislumbram de imediato subir de divisão para disputar o Módulo B, que se inicia em fevereiro de 2018. 

Parcerias e Amarildo
“A gente aceitou assumir a presidência do clube para dar uma reestruturada, porque o Ipatinga chegou ao limite. Temos conversas adiantadas para novos parceiros na área de patrocínio e apoio. Também já conversamos com a prefeitura para ajudar, tanto que o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, já prepara o Ipatingão para ficar pronto a tempo da disputa do Campeonato Mineiro, que começará provavelmente em agosto”, afirmou o presidente durante a entrevista.

Em 2015, em sua aventura na terceirona, o Ipatinga teve que mandar seus jogos em Coronel Fabriciano. Em 2016, o Tigre sequer disputou um campeonato.

Além disso, Cristiano comentou que concluiu a negociação com Amarildo Ribeiro, velho conhecido do clube e atual diretor de futebol do Democrata-GV, que será o diretor de futebol remunerado do Tigre. “Ele foi uma pessoa fundamental na história do Ipatinga, tendo muita participação no sucesso que o clube alcançou.

E essa volta dele foi um dos motivos para a gente ter assumido a presidência”, pontua. Juntamente com Amarildo, poderá chegar o técnico Wantuil Rodrigues, igualmente muito conhecido por diversas passagens pelo clube. Wantuil dirigirá o Uberaba no Módulo B do Mineiro, que começará no próximo fim de semana.

Outro objetivo citado pelo presidente é a reforma no Centro de Treinamentos (CT) do clube, localizado no bairro Cariru, que atenderá a todos os jogadores, com vestiários, sauna, piscina, campos de treinamento e também área para moradia e concentração dos atletas.

Presença de Itair
Conforme o presidente, o fundador e antigo presidente do clube, Itair Machado, é muito importante nesse processo de reestruturação. “Ele não faz parte da diretoria, mas a gente precisa do apoio dele e, quem dera, se ele pudesse voltar. Foi um dos melhores dirigentes do interior de Minas Gerais e estará nos dando suporte em todas as nossas ações e contatos junto a patrocinadores e demais parceiros”, ressalta.  

O clube possui cerca de R$ 10 milhões de dívidas trabalhistas. Segundo o presidente, por meio de acordos, é possível reduzir esse montante para R$ 5 milhões. Para isso ocorrer, o time precisa se desenvolver nos campeonatos para atrair verbas, ou seja, subir de divisões ano após ano, e voltar a se destacar nos cenários mineiro e nacional.     

O vice-presidente, Wanderly Mendes Ribeiro, o Preto, que será o elo da diretoria com o departamento de futebol, reforçou na entrevista que o retorno do clube é importante para todos do Vale do Aço. “Nós tivemos, durante a época áurea do Ipatinga, em 2005, públicos de 30 mil ou 35 mil pessoas no Ipatingão, e isto prova a força e a marca do clube. Então, precisamos resgatar isso, porque é bom para os comerciantes, ambulantes, para a rede de hotéis etc. E isso tudo gera emprego, gera renda, então, não podemos deixar o Ipatingão parado”, conclui.

Calendário
A Federação Mineira de Futebol prevê a disputa do estadual da terceira divisão para o período de 29 de julho a 26 de novembro. Os clubes se dispõem a disputar a competição comparecendo ao conselho técnico, que deverá ocorrer entre os meses de março e abril (em 2016, doze clubes disputaram o torneio de acesso).

Os concorrentes mais tradicionais que o Tigre deverá enfrentar são o Valério, de Itabira, o Patrocinense, de Patrocínio, o Arsenal, de Belo Horizonte e o Ponte Nova. Subiram ano passado o Tupynambás, de Juiz de Fora, e o Betinense, de Betim. Os times jogarão em turno classificatório e, posteriormente, um hexagonal decisivo, com 20 datas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário