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14 de fevereiro, de 2017 | 17:46

Uma proposta educacional diferenciada

José Amilar da Silveira

Há pessoas que têm o poder de construir sonhos, de visualizar o futuro e trazê-lo para o momento presente. São os idealistas com pé no chão. Conseguem trabalhar seus sonhos como se fossem um tabuleiro de xadrez, por onde passeiam as peças da imaginação. Dom Helvécio Gomes de Oliveira idealizou um colégio para Coronel Fabriciano e visualizou uma brilhante trajetória para a sua missão educacional. Construiu uma visão, projetou o futuro e, para a realização de seu sonho, encontrou a providencial mão amiga do Superintendente Geral da Belgo Mineira em Coronel Fabriciano, Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto.

Dr. Joaquim Gomes envidou esforços junto ao Diretor Presidente da Belgo Mineira, Dr. Louis Ensch, seu amigo, que o constituíra superintendente da empresa, no sentido de fazer a cessão de uma área, em Coronel Fabriciano, para que nele o Arcebispo de Mariana pudesse construir o colégio de seus sonhos. E conseguiu. Dom Helvécio convocou as Irmãs Carmelitas da Divina Providência para administrarem o Colégio, irmãs que ele conhecia em razão do envolvimento dessa comunidade religiosa com a educação de crianças e jovens.

As irmãs construíram uma proposta educacional diferenciada que se assentava em dois eixos: ensino de qualidade e educação humana e cristã das alunas e dos alunos. O processo ‘ensino-aprendizagem’ deveria acontecer dentro de um ambiente propício para a sua realização. E esse ambiente precisava respirar humanismo, acolhimento, carinho, atenção, respeito, amizade, espiritualidade, amor. Aí sim, seria possível fazer a educação acadêmica, o ensino de qualidade, a busca da ciência.

Hoje, em pleno século XXI, o Colégio Angélica tornou realidade viva o sonho e visão de Dom Helvécio, e continua a missão das Irmãs Carmelitas, adequando a proposta pedagógica à modernidade do nosso tempo. Esse é o novo modo de ser e fazer educação do Angélica: produzir inovações na área educacional, sem perder os valores que marcam sua trajetória.

Todos os níveis de ensino estão passando por esse processo de renovação. A Educação Infantil conta com um projeto educacional diferenciado e um parquinho novo, como espaço de convivência e de atividades lúdicas. O Ensino Fundamental I também com uma proposta avançada, ao mesmo tempo em que dá continuidade ao projeto da educação infantil, fundamenta os primeiros passos da educação básica. Um novo espaço de atividades educacionais foi construído, anexo ao parquinho infantil. Espaço para lazer, para o lúdico e a recreação orientada.

A reformulação do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que está sofrendo mudanças profundas, levou o Angélica a fazer parceria com o Sistema Uno Internacional - UNOi. Nessa parceria, o Angélica encontrou uma solução interessante e bem completa para atender as demandas de sua Proposta Pedagógica. O colégio trabalha para que as crianças e jovens formem habilidades e competências que lhes permitam enfrentar, durante toda a vida, os desafios que surgem a cada dia, desafios que se colocam impiedosos diante de todos.

A informação caminha junto com a formação. A proposta muda o foco. Quer passar de uma pedagogia informativa para uma pedagogia formativa. Faz da participação não só um valor, mas também a plataforma ética da qual surge um fazer docente orientado ao desenvolvimento de competências. Trata de mudar o paradigma da transmissão para o da participação, permitindo aos alunos construir sua própria compreensão sobre valores e competências. Essa compreensão, integrante da qualidade do ensino, pressupõe que os alunos desenvolvam atividades que lhes possibilitem melhorar a capacidade de concentração e reflexão. É uma viagem ao seu mundo interior. A ideia é despertar nos estudantes a alegria, tranquilidade, entusiasmo, autoestima, o desejo de melhorar e estimular a imaginação e a reflexão, além de influenciar os sentimentos, estimular as habilidades emocionais, afetivas e intelectuais.

Buscar a excelência na área de ensino é o novo caminho. Os parâmetros são os definidos pelo Conselho Nacional de Educação e seguidos pelas melhores instituições de ensino do país, com o intuito de fazer um ensino de excelente qualidade, com forte ênfase nos estudos das várias áreas do conhecimento, buscando definir habilidades e competências comuns a todas elas: nas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); nas Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias; nas Ciências da Natureza, Códigos e suas Tecnologias e na Matemática, Códigos e suas tecnologias.

As inovações pedagógicas no Angélica, atualmente, colocam à disposição do desenvolvimento educacional dos alunos os laboratórios, incluindo o de informática, a Horta Orgânica, a Fazendinha do Angélica, com animais e aves de várias espécies, o Angélica Integral, o Espaço para o Talento e serviços de cantina com alimentação saudável.

A formação técnico-profissionalizante completa o projeto pedagógico da escola. O objetivo é formar excelentes técnicos para que possam entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Os cursos duram dezoito meses, e o número das mensalidades pode ser combinado na escola. Os estágios acontecem em hospitais da cidade e em ambulatórios e postos de saúde da rede pública. São três cursos: Curso Técnico em Análises Clínicas, Curso Técnico em Enfermagem, com módulo de especialização em Enfermagem do Trabalho e em Cuidador de Idoso, e Curso Técnico em Administração, com ênfase em Contabilidade.

Diretor do Centro de Estudos Professora Zenita Guenther
SCHOLA/EDUCAÇÃO - Assessoria e Consultoria
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