13 de fevereiro, de 2017 | 17:33

Dnit busca solução para a BR-458 em Iapu

Será preciso abrir a pista para retirar as peças metálicas corroídas pela ação do tempo, a uma profundidade de 15 metros em relação à pista

Alex Ferreira
Trecho da BR-458 pode ser interditado por causa de estrutura metálica danificada em tubos Trecho da BR-458 pode ser interditado por causa de estrutura metálica danificada em tubos

O rompimento da estrutura de dois bueiros metálicos sob o leito da BR-458 causou abatimento da pista, o que foi prontamente verificado por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que fizeram intervenções para reparos emergenciais, na sexta-feira (10).

O problema ocorreu entre os quilômetros 113 e 114, em um trecho pertencente ao município de Iapu, e ainda não está descartada a possibilidade de interdição da rodovia que liga o Vale do Aço à BR-116, principalmente para quem trafega em direção a Caratinga.

O Dnit alerta que, se houver sequência da chuva, existe a possibilidade de rompimento total dos dispositivos de drenagem. “Isso é uma realidade. Se isso ocorrer, poderá haver o abatimento completo da pista, com chances de interdição total no trecho”, reitera o Dnit, em Nota.

O órgão também explica que, no momento, o tráfego flui normalmente nos dois sentidos da BR-458. Placas alertam sobre uma depressão na pista onde foi feito um primeiro reparo emergencial. O Dnit acrescenta que providencia uma contratação emergencial para solucionar o problema em caráter definitivo.

O Engenheiro do Dnit em Governador Valadares, Ricardo Freitas, afirmou, em entrevista ao Diário do Aço, nessa segunda-feira, que será preciso abrir a pista para retirar as peças metálicas corroídas pela ação do tempo, a uma profundidade de 15 metros em relação à pista.

Pelos dois tubos com cerca de dois metros de altura cada um, passa a água de um córrego no fundo de um vale. Para a execução da obra, será oferecida uma alternativa de rota aos motoristas durante a reforma.

“O primeiro objetivo será fazer um desvio ao lado da pista para não precisar interromper o trânsito. Claro que a pista não vai cair de uma hora para outra, mas existe um perigo iminente nesse trecho”, admite o engenheiro do Dnit.

Ricardo Freitas também aponta a interdição da BR-116 em Dom Cavati, ocorrida na semana passada, como um dos fatores que levaram ao abatimento da pista na BR-458, para onde foi desviado o tráfego nos dois dias em que a Rio-Bahia esteve fechada. Com o aumento repentino do fluxo na pista, a estrutura dos tubos não suportou a sobrecarga.

Acidente na BR-116
A BR-116 foi fechada, no dia 5 de fevereiro, no quilômetro 485, trecho de Dom Cavati, por causa de um acidente que envolveu uma carreta-tanque, carregada com estireno monômero estabilizado, líquido altamente inflamável e asfixiante. A carreta saiu da pista em uma curva e tombou. O produto começou a vazar do tanque e a área foi isolada em um raio de 300 metros, com o fechamento da pista nos dois sentidos da rodovia, que só foi liberada no dia 7.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário