Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de fevereiro, de 2017 | 10:09

VALE DAS BORBOLETAS

Convênio promove educação ambiental em Catas Altas

ACS Cenibra
A Cenibra tem um convênio com o município de Catas Altas (MG) para promover o Desenvolvimento do Ecoturismo, Pesquisa e Educação Ambiental na área denominada Vale das Borboletas (foto), uma área de 63,65 hectares, formada por riachos de águas límpidas, poços naturais e uma rica fauna e flora. Em determinadas épocas do ano, ou em momentos de sol intenso, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas na área.

A conservação e proteção da biodiversidade é uma das prioridades da estratégia de sustentabilidade da Cenibra. As iniciativas de promoção da educação ambiental são ações efetivas de transformação da consciência crítica no relacionamento com o meio ambiente, de forma a garantir a perenidade dos recursos sem comprometer o desenvolvimento.

No Vale das Borboletas, é possível observar a presença de espécies de liquens. Estes são associações mutualísticas entre micro-organismos fotossintéticos (algas verdes ou cianobactérias) e fungos. Os liquens funcionam como bioindicadores da qualidade do ar, pois sua existência no ambiente indica baixa poluição. Eles ocorrem em troncos de árvores e em pedras. A visita à área é permitida apenas com acompanhamento de um guia de turismo local, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo de Catas Altas. Mais informações: (31) 3832-7290.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário