Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de fevereiro, de 2017 | 09:04

As dores e alegrias da nostalgia

Divulgação
Quem nunca ficou reflexivo ao lembrar e sentir saudades do passado? Pois é isso que o autor paraibano Jairo Cézar aborda em “O Peso das Gotas”. O livro, vencedor do prêmio José Américo de Literatura, é dividido em cinco partes, e traz ao leitor as dores e alegrias da nostalgia, com referências literárias e altas doses de ironia.

Publicada pela editora Penalux e com prefácio escrito pelo também poeta Linaldo Guedes, a obra nos remete à infância, à criança interior, aos tempos mais simples que todos nós já tivemos, lembra a beleza daquilo que já não podemos mais tocar, o que já fomos e não mais seremos.

No primeiro capítulo, ‘A Infância’, Jairo evoca lembranças do pai, imagens da infância e do trem. Segundo o autor, a Estação de Sapé é o estuário natural dessa nostalgia. Em ‘Meus’, segunda parte da obra, ele dialoga com outros autores, alguns contemporâneos do poeta e outros referenciais, como Fernando Pessoa e Miguel de Cervantes.

Em ‘Mínimos’ estão poemas curtos, a maioria deles tercetos. Em ‘Úmidos’ predominam poemas com temática mais erótica ou lírico-amorosa, tais como “Boca de Veludo” e os salmos para Isabel e Deise. E por último, em ‘Diversos’, o livro reúne uma coletânea de poemas sobre variados assuntos, como ‘Reforma ortográfica’, ‘Desenredo’ e ‘Eclipse’.

Quem quiser adquirir “O Peso das Gotas” pode acessar o endereço eletrônico http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=442.
Jairo Cézar mora em Sapé (PB), terra natal do poeta simbolista Augusto dos Anjos (1884/1914).

Jairo é autor de Escritos no Ônibus, vencedor no edital Novos Escritos (2007/2008) da Fundação Cultural de João Pessoa e um dos vencedores do 4º Prêmio Canon de Poesia; e Rapunzel e outros poemas da infância, publicado em 2012 pela Editora Forma Editorial. Também é membro fundador do Caixa Baixa, um grupo de jovens escritores paraibanos.

FICHA TÉCNICA:
O Peso Das Gotas - Jairo Cézar
114 páginas - R$32,00
https://www.facebook.com/jairo.cezar.71?fref=ts
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário