10 de fevereiro, de 2017 | 11:50

Navegando: Nas ondas da informação!

O dia em que Galvão Bueno citou o Ipatinga em suas transmissões * Por Marcelo Luciano

Voltando a lamentar a terrível situação do Ipatingão, esperamos que o assunto seja rapidamente resolvido pela atual administração. Lembro-me que, na estreia do Ipatinga na Série B de 2007, contra o Santa Cruz, o responsável técnico da TV Globo e do SporTV pelas transmissões dos jogos dizia em alto e bom som que que a cidade era, na época, a preferida de muitos profissionais da “Vênus Platinada” para se trabalhar no interior, seja pelas excelentes condições do estádio ou pela calorosa acolhida das pessoas. Bons tempos, que a cada dia ficam mais distante de nossa triste realidade atual.
O atacante AfonsoO atacante Afonso


Quinta-feira 31 de maio de 2007. Nesse dia, desse ano, durante a transmissão de Brasil X Inglaterra, na reinauguração do lendário estádio de Wembley, o narrador Galvão Bueno, ao comentar a entrada do atacante Afonso, destacou com todas as letras que o único gol feito por ele como profissional no Brasil foi num confronto entre Valério X Ipatinga. Por aqui, o atacante fez 11 partidas como profissional. Dessas pelejas, seis foram pelo Galo e cinco pelo Valério.

Pelos registros do Ipatinga e da FMF, Valério e Ipatinga se enfrentaram por duas vezes, nos dias 23 de janeiro e no dia 16 de fevereiro de 2000. No primeiro jogo, o time de Itabira perdeu para o Tigre por 2 X 1. No jogo da volta, realizado no Ipatingão, o placar foi de 1 X 1. Não foi possível saber em qual desses confrontos Afonso anotou seu tento.

Ele encerrou sua carreira em 2015, aos 34 anos, jogando no Heerenveen, da Holanda, clube onde atuava quando chamou a atenção de Dunga. Foi chamado para a Copa América de 2007, na qual entrou em campo três vezes, para alguns amistosos e para a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Colômbia.

Jogou oito vezes com a camisa pentacampeã do mundo e marcou um único gol, contra o México, em amistoso de setembro daquele ano. Muito contestado pela imprensa e pela torcida brasileira, Afonso também passou pelo Middlesbrough, da Inglaterra, pelo Malmoe, da Suécia, e por times do Oriente Médio, como Al Sadd, Al Rayyan e Al Gharrafa.


O mundo do rádio e da TV é cheio de histórias, a maioria delas engraçadas. Conta-se que certa vez, uma emissora de TV foi transmitir, do estúdio, Venezuela X Chile, pelas Eliminatórias. A partida seria disputada em Caracas e como manda a tradição, o time da casa deveria entrar de vermelho e o visitante de branco. Mas, até hoje não se sabe o motivo, a “Seleção Vinho Tinto” entrou de branco e o adversário de vermelho.

O locutor, num ato de desatenção ou de autoconfiança, começou a narrar o jogo tratando a Venezuela como Chile e vice-versa. Isso num tempo em que os conterrâneos de Nicolás Maduro eram verdadeiros sacos de pancada do futebol sul-americano. Não ganhavam de ninguém, nem mesmo quando jogavam em casa. E no primeiro tempo, a Venezuela, digo, Chile, enfiou 3 X 0 no Chile, aliás, Venezuela. Só no intervalo da partida que o intrépido locutor percebeu seu erro e sabe-se lá como ele foi corrigido

"Dizem que o tempo cura todas as feridas. Eu não concordo. O tempo protege a mente, cobre com cicatrizes e diminui as dores, mas a ferida nunca vai embora.” Spencer Reid, personagem do seriado Criminal Minds (Mentes Criminosas), que passa todas as segundas-feiras, às 22h, no AXN ou no Netlix. Para quem não conhece, vale a pena assistir!
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário