08 de fevereiro, de 2017 | 10:47

Uma mineira vencedora

Escritora de Mariana ganha o Prêmio Literário Cidade de Manaus

Divulgação
A escritora e artista plástica Andreia Donadon LealA escritora e artista plástica Andreia Donadon Leal
A escritora marianense Andreia Donadon Leal venceu um dos maiores prêmios literários brasileiros, o Concurso Literário Cidade de Manaus. O certame foi organizado pela Prefeitura de Manaus e pelo Conselho Municipal de Cultura, tendo abrangência nacional e contemplando livros de crônicas, novelas, memória, ensaios e contos, entre outros.

“Ganhar esse concurso é um reconhecimento muito grande para o movimento literário aldravista, e só confirma o sucesso do movimento que, embora recente, está se consolidando e ganhando respeito e espaço. Estou muito feliz por nossa conquista”, comemora a autora, cuja premiação será em dinheiro e edição da obra.

Andreia Donadon Leal ganhou na categoria melhor livro de ensaio literário, com a obra “A História da Literatura Aldravista”, que analisa o período de fundação do Aldravismo, sua trajetória até a criação e a consolidação da nova forma poética proposta pelo grupo, a aldravia.

Autora de 15 livros, a escritora e artista plástica aldravista é uma das criadoras da aldravia, exportando-a para países como a Espanha, França, Portugal, Japão e Chile.

Detentora de vários prêmios e títulos literários nacionais e internacionais, Andreia Donadon Leal integra a Academia de Letras, Ciências e Artes do Brasil de Mariana, a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e a Academia Feminina Mineira de Letras.

Ela é formada em Letras pela UFOP, especialista em Artes Visuais, cultura e criação e Mestre em Literatura pela UFV.

O resultado completo do concurso literário Cidade de Manaus está disponível em https://www.jusbrasil.com.br/diarios/129107746/dom-manaus-caderno1-21-10-2016-pg-50.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário