EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de fevereiro, de 2017 | 17:15

Caixa alerta que calendários não oficiais sobre saques do FGTS devem ser ignorados

Confira as orientações seguras fornecidas pelo banco em relação ao FGTS

Alex Ferreira
Há denúncias sobre a existência de canais não oficiais com cronograma de saque apenas para capturar dados oficiais e possibilitar fraudesHá denúncias sobre a existência de canais não oficiais com cronograma de saque apenas para capturar dados oficiais e possibilitar fraudes
A Caixa Econômica Federal reforçou, nessa segunda-feira, o alerta sobre calendários não oficiais de saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que circulam na internet, tanto em redes sociais como sites ou aplicativos de celulares. "As informações não procedem e devem ser ignoradas", pontua o banco. A Caixa tem recebido denúncias sobre a existência de canais não oficiais informando cronograma de saque e recomenda que os interessados em saber mais informações sobre as contas inativas só entrem nos canais oficiais do próprio banco.

Todas as informações oficiais estão disponíveis no site www.caixa.gov.br e nos perfis do banco @imprensacaixa e @caixa. A consulta ao saldo de contas inativas do FGTS pode ser realizada no site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas, aplicativo do FGTS, internet banking e terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão.

Conforme a Caixa, muitos sites estão sendo colocados no ar informando que é possível fazer a consulta do saldo da conta inativa, com o objetivo de capturar os dados das pessoas para cometer fraudes ou vender o domínio das informações. Além disso, o banco já identificou mais de uma centena de perfis falsos como sendo da Caixa. O banco reitera que os interessados devem acessar os serviços exclusivamente pelo aplicativo oficial da Caixa, para evitar o risco da captura de dados por falsários.

Calendário

A Caixa Econômica Federal informou, na sexta-feira (3), que trabalha para que o calendário de saque das contas inativas seja divulgado em meados deste mês. Têm direito a sacar o dinheiro do FGTS quem tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado deste emprego pelo menos desde o fim de 2015. Em condições normais, o trabalhador não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, exceto para fins de financiamento habitacional ou por deliberações especiais, como ocorrerá agora.

O início do saque das contas inativas do FGTS deve começar a partir do dia 13 de março, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Mais de 10 milhões de pessoas têm direito a retirar o dinheiro.

O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que, atualmente, existem 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, onde estão depositados cerca de R$ 41 bilhões. A maior parte dessas contas tem saldo de menos de um salário mínimo, segundo o governo federal. A proposta do governo é disponibilizar esse recurso, para que entre em circulação na economia.

Como consultar o saldo

O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou do próprio FGTS e por meio de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. Veja em www.caixa.gov.br.

Quem pode sacar
Trabalhadores que tenham uma conta inativa encerrada até 31/12/2015.

Quem não tem direito de sacar?
Os trabalhadores que não possuam saldo em sua conta e os que tiveram os contratos de trabalho finalizados a partir de 01/01/2016.

Como saber se a conta é inativa?
Basta consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015.

Quando pode sacar?
O calendário de saques será divulgado em fevereiro de 2017. Aguarde.

Onde sacar
Os locais para saque de contas inativas do FGTS serão divulgados a partir deste mês. Aguarde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário