EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

06 de fevereiro, de 2017 | 10:22

A Vingança da Cigana - A Ópera

Orquestra Minas Barroca apresenta espetáculo no Centro Cultural Usiminas

Nesta terça-feira (7), às 20h, o teatro do Centro Cultural Usiminas vai receber a Orquestra Minas Barroca com A Vingança da Cigana, uma ópera composta no século 18 pelo português Antônio Leal Moreira sobre libreto do sacerdote, poeta e músico brasileiro Domingos Caldas Barbosa, nascido no Rio de Janeiro.

Divulgação
A Vingança da Cigana foi originalmente escrita em portuguêsA Vingança da Cigana foi originalmente escrita em português
A estreia de A Vingança da Cigana ocorreu em 1796, na Casa de Ópera de Ouro Preto. Na apresentação em Ipatinga, a regência é de Guilherme Matozinhos, com direção cênica do contratenor Sérgio Anders.

A Vingança da Cigana é um marco de seu tempo, um drama tragicômico que narra a vida de oito personagens que se cruzam na região ribeirinha de Lisboa, abordando relações entre classes, profissões e namoros da época. A obra é pioneira por ter sido composta em língua portuguesa, já que, naquela época, todas as óperas eram escritas em italiano.

O elenco da montagem tem oito cantores: Heitor Araújo (M. Pierre), Robson Aguiar (Grilo), Silvia Neves (Camila), Mayra Lopes (Lambisca), Priscila Neves (Pepe, a cigana), Matheus França (Tarelo, o marujo), Filipe Lobo (Chibante), Antônio Marcos (Pai Cazumba) e Pedro Vianna (Oficial).

A apresentação da opera tragicômica A Vingança da Cigana em Ipatinga integra a programação do Festival de Verão Vale do Aço 2017, promovido pelo Instituto Cultural Usiminas.

Ingressos à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, quiosque do Shopping Vale do Aço, Teatro Zélia Olguin e Loja Ôla! Sports. Na internet, no site www.eventim.com.br. Mais informações: 31.3822.3031. A programação completa do Festival de Verão Vale do Aço está disponível no site www.institutoculturalusiminas.com.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário