EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

04 de fevereiro, de 2017 | 08:48

O samba em vozes femininas

Espetáculo musical homenageia a história dos 100 anos do choro e do samba

As homenagens ao centenário do samba continuam neste domingo (5), às 20h, no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga. Agora é a vez das mulheres cantarem os clássicos do ritmo musical, gravados no Brasil.

Interpretados pelo grupo de Choro e Samba (BRAI), com a participação especial das cantoras Pâmela Franco, Nívea Paula e Brenda Alves, o show também integra a programação do Festival de Verão Vale do Aço 2017, do Instituto Cultural Usiminas.

Wôlmer Ezequiel
Música, poesia e dança emocionam o públicoMúsica, poesia e dança emocionam o público
O espetáculo destaca o importante papel da mulher na perpetuação, manutenção e fluidez do choro e do samba no país, passando pelas décadas de 1920, 30 e 40, período que foi o auge do surgimento desses ritmos.

A poeta Iris Gaudereto declama poesias, suas e de outros escritores. Rubim do Bandolim é o diretor musical, arranjador e instrumentista, enquanto Edvaldo Costa é o idealizador, diretor geral e percussionista.

O elenco da banda inclui os músicos Elizeu Gomes (arranjos e violão), Josias (baixo acústico), Juscimar Gonçalves (flauta transversa), Douglas (trompete), Jatinael Vieira (trombone de vara) e Fábio Rangel (clarinete).

Os dançarinos Luzia di Resende e Marilson Braga levam ao palco o molejo e alegria que o ritmo musical proporciona. A direção cênica dos espetáculos é de Claudinei de Souza e Teuler Guimarães, com produção de Kaskudos Produções, Shirley Maclane, Leila Cunha e Meiriane Carla.

30 anos de pesquisa
Edvaldo Costa lembra que o espetáculo dá sequência a uma série de sete apresentações previstas para 2017. O primeiro foi realizado na quinta-feira (2), com “Homenagem ao Centenário do Samba: conhecendo a história do samba por dentro”, com participação do intérprete Ildon Pinto.

O idealizador explica que os espetáculos resultam de uma pesquisa de mais de 30 anos. “Nasci em uma família de músicos, vivenciei o Congado, estudei e lecionei no Conservatório de Música de Uberlândia. Daí aprofundei os estudos da música com enfoque nas culturas africanas e indígena.

Desenvolvi uma tese e tenho trabalhado em sala de aula o legado que o samba e o choro nos deixaram em 100 anos. Por isso, os espetáculos são didáticos e produtos originados dessa pesquisa”, concluiu Edvaldo.

SERVIÇO:
“Centenário do Samba: o samba interpretado por vozes femininas”
Domingo (5) - 20h
Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru - Ipatinga
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada estendida). Postos de venda: Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguim, Loja Ôla! Sports, Quiosque do Shopping do Vale do Aço e site www.eventim.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário