Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de fevereiro, de 2017 | 07:55

Flora Manga volta a Belo Oriente

Projeto Parque de Histórias retorna com novas histórias e oficinas

Após um intervalo nas férias escolares, a artista Flora Manga retorna a Belo Oriente e região com o Projeto Parque de Histórias. Patrocinado pela Cenibra com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto realizou, em 2016, quinze espetáculos de contação de histórias em espaços públicos, atingindo mais de 2.800 crianças.

Além dos espetáculos, foram ministradas três oficinas de narrativas e educação patrimonial, para mais de 80 professores da rede pública municipal e estadual.

Rodrigo Ávila
A atriz Raquel Vieira interpreta a personagem Flora MangaA atriz Raquel Vieira interpreta a personagem Flora Manga
O objetivo principal do Parque de Histórias é fortalecer as relações de cidadania e formar o imaginário popular com os valores da cultura, em especial os costumes e tradições do Brasil. Para isso, busca despertar nas pessoas o reconhecimento dos espaços públicos como locais de pertencimento e geração dos laços socioculturais.

As oficinas buscam sensibilizar os educadores para a beleza dos contos infantis, clássicos e populares, e a como utilizá-los para a apropriação dos territórios públicos de lazer.

O foco do trabalho é o Parque Multifuncional de Cachoeira Escura, um complexo de lazer e cultura construído e mantido pela Cenibra para a população local, em parceria com a Prefeitura. O projeto visa chamar a atenção para o espaço e atrair as pessoas para usá-lo de forma mais sistemática e frequente.

O Parque de Histórias vem com duas novas histórias. Momotaro, um dos contos mais famosos da cultura popular japonesa, é a história de um menino que nasce dentro de um pêssego e precisa salvar sua vila dos terríveis onis (ogros) que amedrontam a região.

E João Mata Sete é a adaptação do famoso conto dos irmãos Grimm, o Pequeno Alfaiate Valente, que narra as aventuras de João, um alfaiate que consegue matar sete moscas com um golpe só e resolve sair pelo mundo contando suas façanhas, sem imaginar que iria se envolver em inúmeras enrascadas.

Rodrigo Ávila
A encantadora bonequinha diverte o públicoA encantadora bonequinha diverte o público
Flora Manga é o nome artístico da contadora de histórias Raquel Vieira, licenciada em Educação Física pela UFMG, com ênfase em educação infantil, contorcionista, arte-educadora e atriz.

Ela usa a técnica da “história aberta”, com objetos do cotidiano ressignificados na narrativa, o que estimula a imaginação e garante uma interação constante com o público. Desde 2012 idealiza e executa projetos de educação patrimonial por meio da contação de histórias em espaços públicos na região do Vale do Aço.

AGENDA DE FEVEREIRO:
O Parque de Histórias percorrerá todas as escolas de Belo Oriente e região até junho de 2017. Para fevereiro estão agendados os seguintes locais:

- Espetáculos:
8/2 - 9h, na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito.
15/2 - 9h, na Creche Lourival Lopes Carvalho.
17/2 - 9h e 13h, na Escola Municipal Hilda de Moraes (Matriz).
22/2 - 9h e 13h, na Escola Estadual João Hemétrio.
24/2 - 9h e 13h, na Escola Municipal Bom Jesus do Bagre.

- Workshop de contação de história e educação patrimonial:
11/2 - 13h, no Salão Paroquial de Cachoeira Escura (módulo II)

Todos os espetáculos e oficinas são gratuitos e precisam de agendamento e inscrição prévia. Inscrições, agendamentos de escolas, instituições ou entidades podem ser feitos pelo site www.parquedehistorias.com.br e pelo telefone/whatsapp (31) 98711-0706.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário