Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de janeiro, de 2017 | 17:04

Judocas concluem treinamento de verão em Santana do Paraíso

Dezenas de judocas, de várias cidades e faixas etárias, concluíram no dia 29 (sexta-feira) uma semana de treinamentos intensivos em Santana do Paraíso, como preparação para a temporada de competições do esporte, que começará oficialmente em março. Trata-se do tradicional “Shotyugueiko”, que trouxe à cidade vários atletas e mestres do judô, alguns deles de Belo Horizonte.

Divulgação
Durante o “Shotyugueiko”, judocas realizaram exercícios para o aprimoramento técnicoDurante o “Shotyugueiko”, judocas realizaram exercícios para o aprimoramento técnico
Aproximadamente 50 judocas participaram do treinamento de verão em Santana do Paraíso, com atividades durante toda a semana passada. No “Shotyugueiko”, os judocas – do infantil ao sênior, masculino e feminino – realizaram diversos exercícios de aprimoramento das técnicas e puderam melhorar o condicionamento físico. Também foram realizadas palestras.

No encerramento do treinamento, no ginásio municipal ao lado da Escola José Dias Bicalho Filho, os judocas receberam a visita da prefeita Luzia Teixeira de Melo e de uma delegação da Nippon Steel, do Japão, uma das patrocinadoras do projeto social promovido pelo CEJOC, com apoio da Prefeitura de Santana do Paraíso e de outras empresas.

FORMAÇÃO
A “escolinha” de judô de Santana do Paraíso existe há oito anos, e é mantida por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. De acordo com o coordenador do projeto, mestre Rodrigo Góis Borges, centenas de crianças já passaram pelo CEJOC, e muitos se tornaram campeões estaduais e até um vice-campeão brasileiro. Mas o mais importante, conforme Rodrigo Borges, é a ajuda que o esporte oferece na educação e na formação dos jovens.

O treinamento de verão marca o início da preparação para a temporada de 2017, que terá diversas competições. Borges acrescentou que a pré-temporada vai até março, quando será realizada a primeira seletiva para as competições de âmbito estadual.

INCLUSÃO
A prefeita Luzia Teixeira de Melo destacou a importância do incentivo ao esporte, e defendeu sua ampliação nas escolas do município. “É muito bonito ver essas meninas e meninos encontrando no judô uma porta para a inclusão social e novas perspectivas de vida”, elogiou Luzia.

O chefe do escritório da Nippon Steel no Brasil, Osamu Nakagawa, também enalteceu o trabalho realizado em Santana do Paraíso. “O judô não é uma luta contra um inimigo, mas para salvar um amigo. Me emociona saber que um esporte criado no meu país, o Japão, esteja sendo praticado nesta cidade dessa forma tão bonita. Tenho certeza que, nas mãos de vocês, a cidade terá um futuro melhor”, resumiu Nakagawa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário