EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

30 de janeiro, de 2017 | 11:02

Eike Batista é preso em aeroporto do Rio de Janeiro

O empresário foi detido assim que desembarcou do voo da American Airlines. Alvo de operação da PF, Eike estava com a prisão decretada desde a última quinta

Eike foi alvo de pedido de  prisão preventiva no âmbito da Operação Eficiência, que investiga corrupção praticada pelo ex-governador do RJ, Sérgio CabralEike foi alvo de pedido de  prisão preventiva no âmbito da Operação Eficiência, que investiga corrupção praticada pelo ex-governador do RJ, Sérgio Cabral

O empresário Eike Batista foi preso no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (30). Eike estava com a prisão decretada desde a última quinta-feira.

Eike estava em viagem de negócios em Nova York desde terça-feira e embarcou na madrugada desta segunda-feira em voo da companhia American Airlines. Ele foi detido por agentes da Polícia Federal assim que desceu da aeronave por volta das 10h10.

O empresário foi encaminhado diretamente para o Instituto Médico Legal (IML) para, em seguida, ser conduzido para o presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte do Rio.

Eike era procurado desde a deflagração da Operação Eficiência na quinta-feira (26). Como não foi encontrado em sua residência, a 7° Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que o nome do empresário estivesse na lista a Interpol.

No sábado, entretanto, advogados de Eike Batista negaram, em nota, que ele estivesse negociando condições para se entregar à Justiça. “Desde o momento em que lhe foi comunicada a decretação de sua prisão preventiva, realizou todos os esforços para retornar, no mais breve tempo possível, ao país”, afirma a nota.

Eike foi alvo de pedido de  prisão preventiva  na quinta-feira (26). O mandado foi expedido no contexto da Operação Eficiência, segunda fase da Lava Jato no Rio de Janeiro que investiga pagamentos de propina durante a gestão do peemedebista Sergio Cabral, governador entre 2007 e 2014. 

Segundo a defesa de  Eike, o ex-bilionário está em Nova York , nos Estados Unidos, onde participa de reuniões de negócio e que vai se apresentar o mais rápido possível. Na noite desta sexta (27), a  Polícia Federal, passou a considerá-lo foragido internacional e pediu sua inclusão na lista da Interpol. 

Íntegra da nota do ex-milionário:
“Em face do que tem sido veiculado na imprensa, no sentido de que Eike Batista estaria “negociando” as condições em que se apresentaria à Justiça, vimos esclarecer que:

O sr. Eike Batista em nenhum momento realizou manobra para eximir-se de suas obrigações com a Justiça; ele se encontra no exterior, desde antes da decretação de sua prisão preventiva, por razões de trabalho; desde o momento em que lhe foi comunicada a decretação de sua prisão preventiva, realizou todos os esforços para retornar, no mais breve tempo possível, ao país, jamais submeteu sua apresentação à Justiça a qualquer tipo de condição, o que seria juridicamente incabível e não se coaduna com suas convicções éticas nem corresponde à sua conduta de, sempre que necessário, e como já tantas vezes, colaborar com a Justiça”.

Já publicado:
Eike Batista pode passar à condição de foragido e ser alvo da Interpol
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário