Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de janeiro, de 2017 | 09:52

Em busca do primeiro emprego

Sebastião Alvino Colomarte

Recentemente recebi uma jovem estudante do 7º período do curso de Direito, ansiosa para conseguir uma oportunidade de estágio em sua área de formação. Ao cumprimentá-la foi logo dizendo: Professor Colomarte, vim aqui porque há três meses saio de casa pela manhã, visito empresas e escritórios de advocacia, deixo o meu currículo, mas não consigo uma vaga como estagiária para completar a minha formação. O senhor poderá me ajudar?

Casos como dessa jovem ocorrem diariamente no CIEE/MG. Disse a ela que veio ao lugar certo. É para isso que há quase quatro décadas existe o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), cuja missão precípua é fazer essa sintonia entre os mundos do saber (escolas) e o do fazer (empresas).

Ajudar jovens estudantes a encontrar uma oportunidade de estágio é o nosso desejo e a nossa principal missão. O estágio é para nós do CIEE/MG, uma das melhores ferramentas para se encontrar o primeiro emprego.
O estágio no Brasil, regulado pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como Lei do Estágio, depende muito do empresariado e do governo, que precisam acreditar e valorizar o jovem e no próprio estágio como ação transformadora.

A formação acadêmica, que se fundamenta no embasamento teórico, prepara o estudante para o trabalho produtivo. E somar a prática (o estágio) aos conhecimentos apreendidos em sala de aula é fator essencial para o complemento da formação do jovem estudante.

Para quem não tem nenhuma experiência e nunca trabalhou, mesmo com uma boa formação escolar, o mercado é implacável, ficando cada vez mais difícil obter um emprego, como ocorre com um número cada vez maior de jovens que buscam uma oportunidade de trabalho. Nesse sentido, a atividade de estágio, além do seu viés educativo, torna-se uma grande oportunidade para obter o tão sonhado primeiro emprego.

Daí vem a pergunta: Mas afinal, quem vai conceder essa primeira oportunidade a esses jovens sem experiência? Por isso é preciso que o empresariado acredite neles como força transformadora que, no médio e longo prazos, estarão contribuindo para o crescimento e o sucesso de suas empresas ou organizações.

Usando a imaginação e a criatividade sempre se consegue atingir os objetivos que almejamos. Por isso, o jovem tem que se preparar para um mercado cada vez mais competitivo, estando atento às tecnologias de vanguarda e às mudanças que vêm sendo impostas a todos pelo avanço, quase que diário, das várias áreas do conhecimento humano.

O papel do agente de integração, como o CIEE/MG, é exatamente o de buscar e conseguir uma oportunidade de estágio junto a empresas e órgãos – públicos e privados - para o estudante que acredita que a atividade é uma boa maneira para se conseguir o primeiro emprego. Por isso, nos orgulhamos de poder atender aos anseios de milhares de jovens de todas as regiões mineiras com o Programa Estágios que, além da qualificação profissional, muitas vezes possibilita o ingresso dos mesmos ao mercado de trabalho.

* Professor, superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais e diretor da AC Minas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário