EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

27 de janeiro, de 2017 | 13:45

Cuidando da nossa casa interior

Myrella Brasil

Quando pensamos em reestruturar nossas vidas, é fundamental o cuidado com a nossa casa interior. Abra as janelas de sua casa todos os dias para o Sol, a luz e o ar entrarem, e renove suas energias. Ao acordar, agradeça todos os dias pela vida e por todas as oportunidades de aprendizado que irão surgir. Pinte as paredes, redecore a casa, tire os excessos, esvazie o porão da consciência. Você pode começar fazendo isso em sua casa física e isso se refletirá em sua casa mental. Lembre-se: guardar o “lixo” pode te adoecer.

A doença seria aquela moradora que não gosta da casa limpa, organizada, arejada, clara e colorida. Já a saúde é uma moradora exemplar, ela gosta de tudo limpo e organizado, sem excessos! Sobrecarregar o corpo físico com estresse e ansiedade faz com que ele perca a energia vital e descarregue a bateria, gerando desequilíbrios orgânicos e psíquicos.
Às vezes nós nos impomos objetivos e metas que não precisamos ou não estamos preparados no momento, mas por teimosia nos sujeitamos a práticas diárias exaustivas, ultrapassando nossos limites físicos e mentais. E talvez por isso percamos a saúde, por estarmos despendendo muita energia em objetivos equivocados.

Assim, precisamos cuidar de nossa casa mental, além da casa física, que também merece nossa atenção, pois a bagunça e os entulhos impedem o fluxo saudável de energia e ela é um indicativo de nosso estado mental. Uma grande faxina interior e exterior é sempre necessária.

Não é possível fazer uma grande faxina, separar o que queremos do que não nos serve mais, organizar tudo sem fazer uma certa bagunça no início. Ela nos causa desconforto, mas logo tudo vai entrando no seu lugar e o ambiente começa a ficar como queremos. Não precisa arrumar a casa toda de uma vez só, podemos limpar um cômodo por vez, sem pressa! Tenha paciência e perseverança, não desista no meio do processo, continue, mesmo se for levantando muita poeira, e no final, vai valer a pena! Siga em frente, não lastime o passado, veja no presente verdadeiramente um “presente” para recomeçar e mais uma oportunidade de ser feliz em seu futuro!

O verdadeiro estado de consciência é aquele em que estamos completamente presentes no agora. Então vamos começar agora essa limpeza? Mas como?

Identificando sentimentos, pensamentos e ações não coerentes, que estão te limitando e desequilibrando. Proponha-se a fazer pequenas mudanças diárias que, fazendo-o sentir-se mais disposto, feliz e renovado, consigam reestruturar a sua casa interior, com determinação, coragem e muito amor, por si próprio e pela vida.

Crie sempre paisagens mentais alegres, otimistas e saudáveis! A sua casa é um templo sagrado e merece todo seu cuidado e dedicação! O melhor momento de recomeçar é agora! Lembre-se de Carlos Drummond de Andrade:

“Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.
...jogue tudo fora…
Mas, principalmente… esvazie seu coração...
fique pronto para a vida...
para um novo amor...”

* Terapeuta, escritora, palestrante, pesquisadora -(www.myrellabrasil.com.br)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário