26 de janeiro, de 2017 | 06:35

Pesquisadores da UFV criam pomada à base de urucum que acelera a cicatrização de lesões profundas na pele

Foram 17 anos de pesquisas realizadas por profissionais da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais até a colocação do produto à disposição da população

Fotos: Divulgação
Com resultado muito superior aos produtos já disponíveis no mercado, as pomadas de urucum não tem efeitos colaterais pois sua composição é feita com ativos totalmente naturaisCom resultado muito superior aos produtos já disponíveis no mercado, as pomadas de urucum não tem efeitos colaterais pois sua composição é feita com ativos totalmente naturais

Os pesquisadores mineiros Paulo César Stringheta e Aloísio José dos Reis comemoram a chegada ao mercado dos produtos que são fruto de 17 anos de trabalho intenso. Os dois, além de um grupo de profissionais da Universidade Federal de Viçosa, desenvolveram uma linha de produtos fitoterápicos à base de semente de Urucum, capaz de reduzir o tempo de cicatrização das lesões cutâneas, com resultados muito superiores aos de produtos similares que já estão no mercado e sem qualquer restrição ao uso porque não contem ativos como cortisona, por exemplo.

Diferencial
O potencial medicinal do Urucum já é estudado há tempos em Universidades de todo o mundo. Sua composição físico-química é extremamente rica. O grande diferencial das pomadas desenvolvidas pelos pesquisadores da UFV foi o desenvolvimento de uma metodologia própria de extração e obtenção dos bioativos da planta que, até então, inviabilizavam economicamente a operação e a utilização do Urucum para os fins medicinais.

“Após a descoberta e o desenvolvimento da tecnologia inovadora, a Profitus , uma startup incubada no Centro de Desenvolvimento Regional de Viçosa, da Universidade Federal de Viçosa, patenteou sua metodologia de extração dos bioativos no Brasil e em outros 142 países”, explica o professor da UFV Paulo Stringheta, uma referência mundial em Compostos Bioativos e um dos criadores dos produtos.

Os benefícios sociais da descoberta e dos produtos resultantes dela são imensos. Só para se ter uma ideia, no Brasil, segundo pesquisa realizada em 2014 pela International Diabetes Federation (IDF), existem 11,6 milhões de pessoas com diabetes e, em 2010, foram registrados 55 mil casos de amputação no país em pacientes com lesões causadas por diabetes.

Outro dado mostra que 20% das internações por diabetes são em função de lesões dos membros inferiores e 80% das amputações não traumáticas acontecem por causa das feridas não cicatrizadas. De acordo com pesquisa realizada Segundo dados da pesquisa CLEAR, encomendada pela Novartis, no Brasil existem cerca de 3 milhões de pessoas com psoríase.

Descoberta Inusitada
A descoberta do poder cicatrizante do Urucum deu-se de maneira inusitada. O pesquisador e um dos fundadores da Profitus, Aloísio José dos Reis conta que em 1999, ao manipular o urucum com as mãos machucadas, percebeu o efeito cicatrizante do produto. “As lesões melhoraram de forma muito rápida”, diz. Curioso, Aloísio procurou o professor Paulo Aloísio e o professor da UFV Paulo e ambos utilizaram uma fração das sementes para obter o remédio natural.

A partir daí, foram 17 anos de pesquisas realizadas com o apoio da Universidade Federal de Viçosa. A dupla desenvolveu tecnologia própria capaz de retirar o extrato do fruto de forma mais eficiente e a baixo custo e deram início ao desenvolvimento dos produtos.

“O diferencial é que os produtos são feitos com extratos naturais. Não são fármacos, mas sim dermocosméticos. Por ser um produto com princípios ativos de origem natural, não apresenta qualquer contraindicação no uso em lesões dermatológicas e para a melhoria da proteção da pele”, afirma Paulo Stringheta.

Segundo ele, os trabalhos foram feitos no laboratório de Corantes Naturais e Compostos Bioativos da UFV e serviram como pano de fundo para teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos, e um livro sobre o urucum e suas aplicações.
Os pesquisadores mineiros, Paulo César Stringheta e Aloísio José dos Reis: planta abundante no Brasil virou medicamento Os pesquisadores mineiros, Paulo César Stringheta e Aloísio José dos Reis: planta abundante no Brasil virou medicamento


Produtos de grande eficácia ajudam milhares de pessoas
Os resultados obtidos pelos pesquisadores em laboratório, mostraram que a concentração do extrato do Urucum pode variar, o que possibilitou o tratamento de várias lesões dermatológicas. Assim, foram desenvolvidas quatro pomadas diferentes, indicadas para diferentes tipos de lesões.

A Millitus Derm, tem sido utilizada amplamente por diabéticos para tratar feridas de difícil cicatrização. Pode ser utilizado para recuperação rápida de atletas uma vez que não possui ativos proibidos como as pomadas a base de corticoide.

O Profitus Newderm é utilizado no tratamento de doenças como psoríase, dermatite e outros problemas cutâneos.
O Profitus Dermalive é utilizado no tratamento de queimaduras de 1º e 2º grau, auxiliando na redução da dor e na reconstrução dos tecidos.

Já o Golden Age é indicado para peles já sensibilizada ou debilitada, auxiliando na recomposição celular e dos tecidos de pacientes da Terceira Idade, além de lesões simples ou crônicas.

Segundo o professor Stringhetta, algumas pessoas que desenvolveram ferimentos do tipo estavam há anos utilizando medicamentos convencionais e não percebiam melhora. “Com a pomada de Urucum, os resultados foram imediatos”, diz.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lindomar Pereira de Lacerda

26 de dezembro, 2023 | 20:20

“Gostaria de adquirir a pomada de urucum, estou tratando úlcera por pressão há mais de cinco anos.( Cadeirante).”

Ideildo

19 de dezembro, 2023 | 10:06

“Preciso comprar urgente, essa pomada de urucum, como faço?”

Zely de Souza Ferreira

12 de junho, 2023 | 16:41

“Tenho uma amiga de 95 anos com lesão na perna identificada como Cancer os médicos querem amputar, pois várias tentativas foram aplicadas e nada resolveu. Não estamos conseguido a pomada que seria a solução uma vez que ela lucida demais não quer saber de amputação. Como conseguir a pomada?”

Vanja Magali

16 de março, 2023 | 22:24

“onde posso comprar a pomada”

Mariane Lisboa Santos

01 de março, 2023 | 14:03

“Boa tarde, quero adquirir a pomada cicatrizante de Urucum.”

José Ramon Pena Pena

14 de novembro, 2022 | 17:35

“Preciso comprar onde consigo?”

Evanilson

30 de julho, 2018 | 15:43

“Boa tarde realizo trabalho com a fitoterapia em pacientes internados no hospital que sou farmacêutico gostaria de saber sobre as composições, principalmente para diabéticos pois o meu público de atendimento e grande como faço para ter as fórmulas ?”

Valdir Valim Esteves

13 de fevereiro, 2018 | 16:05

“Muito boa tarde, seria possível vocês passarem a composição da pomada dermalive, com suas porcentagens para que eu possa mandar manipular, pois estou desempregado há 2 anos e manipulada fica mais em conta, pois tenho úlcera varicosa..”

Celso

01 de fevereiro, 2018 | 15:04

“Temos que ter orgulho de uma faculdade como a UFV, eles desenvolvem um trabalho importantíssimo no desenvolvimento de medicamentos que melhoram nossa saúde e qualidade de vida. Uma pomada cicatrizante feita com produtos naturais trara um grande beneficio para as pessoas, principalmente aquelas que tem diabetes.”

Envie seu Comentário