25 de janeiro, de 2017 | 11:35

Diversão e segurança com o Circo SESI

Formação gratuita e diferenciada para mais de 2.500 industriários do Vale do Aço

Com uma proposta inovadora e tecnológica, o Circo SESI promoveu uma ação de formação gratuita e diferenciada no Vale do Aço, em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Belo Oriente, Santa do Paraíso, Antônio Dias, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Jaguaraçu e João Monlevade.

Unindo informação, cultura e entretenimento, o projeto aborda o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” (SST) apresentando o conteúdo de maneira única, capaz de conquistar os industriários e promover o aprendizado de forma divertida para mais de 2.500 industriários.

Divulgação
Circo SESI na AperamCirco SESI na Aperam
Projeto do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, realizado por meio do SESI – Serviço Social da Indústria, o Circo SESI promove a vivência e reforça a missão de agir para mudar o atual cenário de doenças e acidentes no trabalho.

Usando a arte digital, a ação é uma intervenção artística com elementos do circo, teatro e música no roteiro, juntamente com a informação necessária à formação do industrial.

Assim o trabalhador adota uma postura mais atenta diante das informações, e o Circo SESI aborda temas como ergonomia, acidentes de membros superiores, segurança em máquinas e equipamentos, sinalização de segurança, uso do celular no ambiente de trabalho, importância da organização no processo produtivo e doenças psicossociais.

Inovando e atualizando-se constantemente, o Circo SESI está no terceiro ano de trabalho, e já fez mais de 920 apresentações para 168 mil pessoas em 136 diferentes cidades mineiras. Mais de 525 indústrias foram atendidas e quase 60 mil industriários comtemplados.

E é possível observar impactos de natureza social e econômica, pois ao elevar o nível de compreensão das normas que regem o ambiente de quem trabalha no setor industrial e seus familiares, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular ações que reforçam uma gestão socialmente responsável.

Divulgação
Circo SESI na CenibraCirco SESI na Cenibra
Circo SESI
Doenças e acidentes no trabalho geram graves consequências na vida dos industriários e abalam estruturas familiares e das indústrias. As empresas adotam programas e ferramentas de qualificação, e o Circo SESI humaniza o conhecimento, aproximando a linguagem e reforçando as mensagens aos industriários.

Com o foco na temática de Segurança e Saúde no Trabalho, o projeto ainda aborda outros temas tangentes ao setor industrial. Para construir um conteúdo comprometido com as normas de segurança e saúde no trabalho, os roteiros do Circo SESI e sua criação cênica são criados a partir de consultorias com técnicos de SST do Sistema FIEMG.

Preocupados em aproximar cada montagem à realidade do industriário, os figurinos são elaborados a partir de equipamentos da sua rotina. Por trás da construção dos roteiros, figurinos, músicas e vídeos, o projeto faz uma vasta pesquisa de linguagem, referências culturais e até modelos mentais.

As montagens são criadas por uma equipe de profissionais das artes cênicas mineiras, diretores, roteiristas, figurinistas, vídeomakers, cenógrafos, músicos e atores, para a construção de um produto de extrema qualidade e máxima eficácia ao transmitir a informação ao industriário.

Em sua trajetória o Circo SESI desenvolveu três Grandes Espetáculos e seis intervenções artísticas: SST – Segurança e Saúde no Trabalho (2013), Indústria e Mercado de Trabalho (2014), Escola Móvel (2013), Escola Segura (2013), Horta da Justiça (2014) e SST Ergonomia, NR12 e Acidentes com Membros Superiores (2016).

E ainda três grandes espetáculos: A Saga do Sertão: A Força de quem faz (2015), Ai, meu Zeus – os deuses na indústria (2014) e Tempos de Transformação (2013).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário