24 de janeiro, de 2017 | 05:41

Sobe para 32 o número de mortes por febre amarela em Minas Gerais

Há 83 óbitos suspeitos que ainda estão em investigação e mais de 400 casos notificados de pacientes em tratamento

Os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados nesta segunda-feira (23) mostram avanço da febre amarela em Minas Gerais. O número de casos confirmados de mortes provocadas pela doença somam agora 32, um aumento de 28% em relação o último levantamento divulgado na sexta-feira.

A situação pode ser ainda maior, pois há 83 óbitos suspeitos. Os números de casos investigados também preocupa. Já são quase 400 notificações. O número de cidades com moradores que contraíram a doença ou com sintomas dela também teve alta. Agora, já são 41 municípios atingidos.

O aumento das notificações foi de 43,75% entre sexta-feira e esta segunda-feira. Passou de 272 casos suspeitos para 391. Os exames também confirmaram a doença em mais nove pacientes, saltando de 47 para 58.
Alex Ferreira
Fila para vacina em Ipatinga: imunização é única saída para evitar uma epidemia Fila para vacina em Ipatinga: imunização é única saída para evitar uma epidemia


SES-MG avalia os pacientes usando cinco parâmetros: exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso; e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

A situação mais crítica permanece no Vale do Mucuri, que tem oito mortes confirmadas da doença. No ranking negativo das mortes Ipanema está em segundo, com 5, seguida de Teófilo Otoni (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Itambacuri (2), Poté (1), Conceição de Ipanema (1), Setubinha (1), José Raydan (1), Ubaporanga (1).

A Secretaria de Saúde também investiga a morte de um morador de Januária, na Região Norte de Minas Gerais, em um local longe de onde ocorre o surto. O homem que morreu tinha 40 anos, era pedreiro, viajou de ônibus e chegou na segunda-feira a Brasilia onde sentiu-se mal e morreu na quarta-feira. O óbito por febre foi confirmado pelo Laboratório Central (Lacen), porém, ainda será apurado pela SES e o Ministério da Saúde.

São Paulo

A situação da febre amarela começa a sair dos limites de Minas Gerais. Casos da doença foram confirmados nesta segunda-feira em São Paulo. O estado teve 13 casos notificados da doença. Destes, três pessoas morreram. Um dos pacientes esteve em Minas e depois começou a sentir os sintomas.

Ele morreu em Santana do Parnaíba, no interior paulista. Os outros dois casos confirmados são autóctones, ou seja, com transmissão dentro de SP. Os pacientes são dos municípios de Batatais e Américo Brasiliense. As mortes foram confirmadas pelo laboratório Alberto Lutz.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou que outros 10 casos segue sendo investigados. No ano passado, foram confirmados dois casos de febre amarela silvestre em humanos no estado. Os pacientes não resistiram e morreram. Um era de Bady Bassit, sendo que o local provável de infecção é conhecido como “mata dos macacos”, no município de São José do Rio Preto, e outro em Ribeirão Preto, também em área próxima à mata.

Mais:
Veterinário alerta que matar macacos atrapalha o combate à febre amarela

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário