23 de janeiro, de 2017 | 08:55

Ossos e cachimbos sob pedras

Vestígios do século XIX são encontrados em obra do PAC em Mariana

ACS Iphan
Ossos antigos estão sendo encontrados pelos arqueólogosOssos antigos estão sendo encontrados pelos arqueólogos
Ossadas humanas, parte de uma calçada em pedra antiga situada 20 cm abaixo do nível da pavimentação atual e fragmentos de diferentes artefatos são alguns dos vestígios encontrados pelos arqueólogos durante as obras de restauração arquitetônica da Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

As obras foram contratadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no âmbito do PAC das Cidades Históricas, e tiveram início em janeiro de 2016.

Conforme a equipe de arqueólogos Stratus Arqueologia, a pesquisa feita no entorno da Catedral da Sé tem revelado importantes aspectos do cotidiano dos moradores da cidade no século XIX, destacando-se os sepultamentos coletivos e os objetos a eles associados, especialmente, os cachimbos.

São sepultamentos de segmentos da sociedade que foram marginalizados no período colonial e imperial, escravos e pessoas menos abastadas com pouca ou nenhuma oportunidade de registrar as suas histórias, a não ser pelas fontes oficiais, elaboradas pelas mãos das autoridades e da população branca de maior poder aquisitivo.

ACS Iphan
Entre os objetos achados, estatuária e moedas antigasEntre os objetos achados, estatuária e moedas antigas
Assim, levantam-se questões e aprende-se mais sobre a hierarquização do espaço nos templos religiosos; as práticas religiosas nos ritos fúnebres; a coexistência de sistemas religiosos, como o católico e o de matriz africana; hibridismo cultural e outros.

Parte do PAC Cidades Históricas, a obra na Catedral da Sé deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2017, contemplando a restauração arquitetônica do bem tombado e intervenções complementares.

PAC Cidades Históricas em Mariana
Além da restauração arquitetônica da Catedral da Sé, está em andamento pelo PAC Cidades Históricas na cidade a restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O PAC Cidades Históricas faz parte do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, cujo ciclo vai até 2019.

É um avanço nas políticas culturais que viabiliza, por meio de investimentos junto às prefeituras, a preservação do patrimônio cultural brasileiro, valorizando a cultura e promovendo o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.

O Programa tem atuação em 44 cidades, de 20 estados da federação, disponibilizando R$ 1,6 bilhão para obras públicas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário