EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

22 de janeiro, de 2017 | 07:59

Macacos estão sendo mortos por tiros ou veneno

Com medo da febre amarela pessoas estão matando primatas, para biólogos ação do homem não resolve, mas piora o problema da doença

Macaco prego é encontrado envenenado Macaco prego é encontrado envenenado

O registro de macacos mortos por tiros ou envenenamento cresce em várias cidades, principalmente nas proximidades da área com surto de febre amarela. Com medo da doença, da qual macacos são hospedeiros, humanos podem promover um genocídio de animais em várias comunidades, alertam pesquisadores.

Também no Vale do Aço macacos têm aparecido mortos em várias áreas e já há suspeitas que a morte desses primatas seja uma ação de pessoas e não do vírus causador da febre amarela.

Para piorar a situação, uma onda de boatos sobre macacos mortos espalhou-se pelas mídias sociais, levando mais desinformação e pânico às pessoas.

Na semana que passou, a Polícia Militar de Meio Ambiente na Zona da Mata mineira lançou uma campanha voltada para a população, tanto urbana quanto rural, para que se conscientize que os animais não devem ser mortos.

Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, os primatas podem ser colaboradores para o fim da doença. Além disso, nas matas eles são "sentinelas".

Quando os macacos morrem por febre amarela, eles funcionam como indicadores que o vírus está em circulação em determinadas áreas. "Quanto mais macacos existirem em um local, mais rapidamente será detectado o surto da febre amarela", alerta o material informativo da PM.
Sagui é encontrado morto no bairro Horto. Causa ainda está sob investigação.Sagui é encontrado morto no bairro Horto. Causa ainda está sob investigação.


Além disso, biólogos alertam que, com a eliminação dos macacos cada vez mais os mosquitos transmissores de endemias se aproximam do homem, espalhando assim ainda mais as doenças, entre elas, a febre amarela.

Os casos em que os macacos aparecem mortos pela ação do homem serão todos investigados e, se constatadas as autorias das mortes por tiros ou envenenamento, os autores responderão por crime ambiental, uma vez que o macaco é nativo da fauna e protegido por lei.

"Quem mata um primata incorre na Lei de Crimes Ambientais. A pena é de prisão sem fiança e pagamento de multas", alerta a PM.

Por causa da matança, espécies de primatas já ameaçados de extinção, como os bugios, ou macacos barbados, correm o risco de sumirem do estado de Minas Gerais.

"Ocorre que várias espécies podem ser hospedeiras da febre amarela. Não há como extinguir todas as espécies de macacos e é impossível extinguir o mosquito transmissor silvestre dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Matando macacos as pessoas não estão resolvendo, mas sim, ampliando o problema", orientam os biólogos.

Já publicado:
Filas de pessoas em busca de vacina dobraram quarteirão neste sábado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sandra Mattos

17 de janeiro, 2018 | 10:54

“A mídia mostra muitas mentiras
Laboratório tem que vender suas vacinas e pra vender tem que falar que tem gente morrendo
Só que no Brasil nem exames de rotina é feito .imagina exames complexos
É muito fácil dizer que todos estão morrendo de febre amarelo
A grande massa do povo é desinformada”

Sorriso®®®

14 de fevereiro, 2017 | 15:21

“ser humano é tão ignorante racional que tenho medo! hoo raça estupida do baralho. as vezes me pergunto o pq Deus criou o Homem ou se foi mesmo Deus quem criou o homem...
SE MATEM IDIOTAS.”

Dede

28 de janeiro, 2017 | 19:24

“Ignorantes,eliminando animais inocentes,logo a febre amarela te pega ordinário”

Julia

26 de janeiro, 2017 | 19:08

“A ignorância e o descaso acandam juntos.”

Sebastião

22 de janeiro, 2017 | 08:29

“Esses eliminadores dos primatas, fariam um ótimo serviço,
eliminando bandidos. Primatas, não fazem mal algum;
já a outra praga....”

Envie seu Comentário