20 de janeiro, de 2017 | 12:09

Trump na Casa Branca, tédio na passarela

Wagner Penna e as últimas novidades sobre o mundo da moda

Márcio Rodrigues
A moda da Fleche d'OrA moda da Fleche d'Or
INVERNO QUENTE
O ano começou animado na moda. Enquanto, em São Paulo, a Couromoda teve movimento maior do que o esperado (inclusive de compradores estrangeiros), em Minas os primeiros lançamentos em pronta-entrega nas confecções de Beagá indicaram boa reação do mercado.

A temporada mineira vai até março, mas na primeira semana de janeiro fashion as vendas foram boas. E mais, os lojistas já estão solicitando a entrega das compras feitas através de pedidos, durante a Minas Trend de outubro passado, pois as prateleiras precisam de moda invernal. Uau!

TÉDIO NA PASSARELA
Saindo um pouco da análise fashion das coleções atuais, a temporada de lançamentos masculinos na Europa (leia-se Londres, Milão e Paris), encerrada nesta semana, potencializou a impressão de tédio diante do vaivém monótono das passarelas.

A maioria dos jornalistas - os mais experientes, claro - caiu em cima da mesmice que isso virou, em função dos novos meios mostrarem moda, como os vídeos bacanas, os chamados ‘tapetes vermelhos’ das mostras de música, cinema, teatro etc, no Instagram e em outras redes. Enfim, tudo mudou e os desfiles ainda continuam no século 19.

RIQUEZA FASHION
A turma do politicamente correto não ficou satisfeita em só acusar as fábricas de roupas no Oriente - do Paquistão à Índia, passando por Vietnã e outros países daquela área - de praticar o chamado trabalho escravo.

Agora partiram direto para cima de um dos ícones do empresariado fashion bem-sucedido, o espanhol Amancio Ortega Gaona, dono da Zara e de muitas outras marcas, com 75 mil pontos de vendas no planeta.

Como ele ficou entre os oito empresários do mundo que, juntos, detém uma riqueza igual à da metade da população da terra, essa turma caiu em cima dele. Absolutamente discreto, ele continua com o seu expediente diário no interior da Espanha, aos 82 anos.

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VAIVÉM
* Comandada pelo casal Sabrina Costa e Wallace Gonçalves, a Fleche d’Or faz seu lançamento invernal em três tempos: nesta semana tem preview no showroom em Beagá, em fevereiro faz a mostra oficial e vai à feira ‘Casamoda - See Now, Buy Now’, em São Paulo. E ainda haverá mais, no showroom do Itaim. ***

* Quem passou por Minas foi Alexandre Cerqueira, visitando as marcas que participarão da ‘Casamoda – See Now, Buy Now’ (de 14 a 16 de março, em São Paulo). Essa feira tem o diferencial de ter moda em pronta-entrega. Cerca de 40 marcas daqui irão participar. ***

* A modelo Mahany Perry é o novo rosto da Alphorria, neste lançamento de moda invernal. A moça diz ser fã da cantora Grace Jones, e realmente tem o estilo da artista. ***

* Desfiles em baixa: a Versace anunciou que não participará mais do vaivém de alta-costura neste ano. Talvez definitivamente. Quer investir em algo mais rentável para a marca. ***

PONTO FINAL - Mais do que saber qual é a marca que a nova primeira-dama americana, Melania, usará em sua passagem pela Casa Branca, a turma da moda nos Estados Unidos se preocupa é com o retorno das suas fábricas (hoje no Oriente) para solo americano, anunciado por Trump. Isso pode ‘quebrar’ a cadeia de produção mundial e tornar a roupa mais cara nos EUA. A conferir.
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