Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de janeiro, de 2017 | 16:54

Oportunidades de estágio nas férias

Alexandre Cézar de Oliveira Melo

Muitos estudantes aproveitam os meses de janeiro e julho para curtir as férias escolares, e esta pode ser a melhor época do ano para conseguir um bom estágio. A atividade é fundamental na carreira do futuro profissional e facilita consideravelmente a inserção do aluno no mercado de trabalho. Estudos mostram que um recém-formado que não fez estágio pode demorar até seis meses para conseguir um emprego. Para alguém que tem em seu currículo um estágio, esse tempo de inclusão é menor.

A economia não para durante as férias escolares. Nesse sentido, os estudantes que mantém o foco na conquista do estágio ideal nesse período podem obter vantagem competitiva em relação aos colegas, uma vez que encontram uma concorrência bem menor para vagas com remuneração média de R$ 900 - em alguns casos podem chegar perto dos R$ 2 mil.

A concorrência tende a ser menor nestes primeiros dias do ano, e esse “fenômeno” ocorre por causa da evasão de estudantes, oriundos de outros municípios mineiros ou até mesmo de outros estados, que estudam em Belo Horizonte. Durante o recesso escolar, eles optam por ficar com suas famílias e, para a maioria deles, o estágio passa a não ser prioridade.

Desde o primeiro dia útil do ano as empresas têm procurado o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), em Belo Horizonte, para abrir novas vagas de estágio. Os alunos que estudam aqui, mas são de fora, ou aqueles que preferem viajar neste período, deixam passar essas oportunidades.

Agentes de integração, como é o caso do CIEE/MG, são instituições dedicadas à facilitação das relações entre empresas e instituições de ensino com vistas à inserção de estudantes em diversos programas para estagiários, e podem auxiliar na conquista do estágio ideal.

Em relação à duração do estágio, o período máximo é de no máximo dois anos e a idade mínima é a partir de 16 anos. Podem estagiar estudantes do ensino médio, técnico e de educação superior, desde que estejam regularmente matriculados e frequentes às aulas.

Como em dezembro muitos alunos terminam seus cursos, e a maioria perde o vínculo escolar, os contratos de estágios são rescindidos – alguns são contratados como funcionários. Assim, as empresas iniciam a seleção para a admissão de novos estagiários. Esse é um fenômeno que favorece o aumento das vagas de estágio entre os meses de novembro e fevereiro, o qual chamamos de “sazonalidade estendida”.

No que se refere às vagas de estágio disponíveis no mercado, de acordo com estatísticas do CIEE/MG, a área administrativa se destaca historicamente com uma média de 25% das oportunidades voltadas para estudantes dos cursos técnicos ou superiores de Administração ou Gestão. Também há muito procura por parte das empresas para estágios nas áreas de Direito, Pedagogia, Enfermagem, Engenharias e Tecnologia.

* Professor, Administrador e supervisor de Comunicação do CIEE/MG
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário