18 de janeiro, de 2017 | 13:58

Navegando: Nas ondas da informação!

Esporte não é só futebol * Por Marcelo Luciano da Costa Santos


Você já imaginou ver o Real Madrid na NBA? Isso deve ocorrer, e em breve, segundo desejo do presidente Florentino Perez. Mas, calma! Não veremos Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Gareth Bale, Marcelo, James Rodrigues e outros craques merengues vestindo camisetas e arremessando bolas ao cesto nas terras do Tio Sam.

Segundo vários sites europeus, há anos a Liga NBA sonha em ter em seus quadros clubes europeus que queiram disputá-la, fincando de vez sua bandeira no velho mundo.

E para quem não sabe, o Real Madrid Baloncesto, fundado em 1932, assim como seu “primo” do futebol, é o maior vencedor do continente. E vale lembrar que o Barcelona também conta com sua equipe nesse esporte, sendo, como não poderia deixar de ser, seu grande rival.

Diante disso, fico a imaginar quão emocionante seria ver aqui nas plagas tupiniquins, os campeonatos nacionais de modalidades esportivas como vôlei, basquete, handebol, futebol de salão e até mesmo atletismo, natação e judô; disputados por equipes que vestissem a camisa de nossos principais clubes que, em muitos casos, como seus próprios nomes dizem, não são apenas de futebol.

Imaginem uma final do liga nacional de basquete entre Flamengo e Corinthians?. O Flamengo, inclusive, já disputa a NBB. Conta cinco conquistas e é o atual detentor do título.

E uma final do brasileiro de vôlei entre Atlético e Cruzeiro? Exigiria para isso que fosse montada uma quadra no Mineirão, pois o Mineirinho, que já não cabe a torcida do Galo, não teria espaço para os rivais.

Mas, o que vemos, é a total falta de visão nesse sentido. Os clubes, só pensam em investir no futebol e relegam as outras modalidades ao segundo, terceiro e quarto plano, isso quando o fazem.

Se os nossos cartolas pensassem melhor, poderiam, sem gastar as fortunas, que muitas vezes desperdiçam no esporte bretão, contar com equipes competitivas no especializado, empolgando ainda mais suas fanáticas legiões de torcedores.

Esporte é vida, é saúde, é inclusão social. Já passou da hora de fazermos uma verdadeira revolução em nosso país promovendo a formação de atletas e de equipes competitivas em outras modalidades, dando ao Brasil a chance de um dia, tornar-se a potência olímpica que tanto sonha. Afinal de contas, o futebol é e sempre será nossa maior paixão, o principal produto da prateleira dos clubes, mas não precisa ser o único.
Time do Real comemora mais uma liga espanhola, para variar, em cima do grande rival da Catalunha, na casa do adversárioTime do Real comemora mais uma liga espanhola, para variar, em cima do grande rival da Catalunha, na casa do adversário


Avisos aos navegantes:

** Estamos iniciando hoje nosso trabalho de cronista esportivo no mais prestigiado e antigo jornal diário em atividade aqui no Vale do Aço. Quero agradecer ao meu “velho colega” Alex Ferreira, que como eu, um dia deixou a amada Zona da Mata para se estabelecer por aqui, pela oportunidade e confiança.

*** É lamentável a situação do gramado o Ipatingão. Me lembro muito bem do dia em que o técnico Abel Braga, hoje de volta ao Fluminense – na época ele também treinava o tricolor carioca – citar, no programa “Bem Amigos”, o piso do “gigante do Parque Ipanema” com um dos melhores do país. Se ele visse hoje com ele está, certamente ficaria horrorizado, mais até do que em 2013, antes de um treino do Fluminense no estado Olímpico de Caracas, pela Libertadores.

*** Como será temporada de nossos clubes nas Série A, B e C do Brasileirão? Como se sairão Atlético, Cruzeiro, América, Bom Esporte e Tombense em suas respectivas divisões? Como já dizia o filósofo Fábio Junior – “Só o tempo vai dizer”.

Marcelo Luciano da Costa Santos
(31) 98816-2636
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário