17 de janeiro, de 2017 | 06:46

Motim na penitenciária Dutra Ladeira gera temor de matança em MG

Detentos denunciam maus tratos e pedem a volta de antigo diretor, sob ameaça de chacina no interior da unidade

Vídeo foi gravado por presos e transmitido de dentro da Dutra Ladeira, em Ribeirão das NevesVídeo foi gravado por presos e transmitido de dentro da Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves

Detentos da Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram um motim na noite desta segunda-feira (16). A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divuglou que os presos colocaram fogo em colchões e pediram melhores condições dentro do presídio.

Equipes da Polícia Militar foi acionadas para ajudar a conter a confusão. Em vídeo divulgado à tarde nas redes sociais, presos ameaçavam "colocar fogo em tudo" e "matar muita gente". Até 1h desta terça-feira, a PM informou que a situação estava controlada em dois pavilhões e que tentava conter o tumulto em um terceiro. 

Familiares de presos passaram a noite em vigília na porta da penitenciária, em busca de informações. Aos gritos de "presos têm família", eles  tentaram fechar a a rodovia MG-6, próximo ao km 9, mas foram todos impedidos pela polícia.

De acordo com informações da Polícia Militar, a rebelião atinge a três pavilhões (4,5 e 6). A ação começou no pavilhão 4, quando os detentos se recusaram a fazer a contagem de presos e colocaram fogo nos colchões. O motim se alastrou para os outros dois pavilhões.

Do lado de fora do presídio o pipocar de tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral deixou familiares em pânico. Os policiais foram chamados, inicialmente, para conter uma manifestação de familiares dos detentos insatisfeitos com mudanças no esquema de visitas e no tratamento aos presidiários.

Segundo a OAB, integrantes da Comissão de Direitos Humanos estiveram no presídio na tarde desta segunda-feira, depois que mulheres e mães de presos denunciaram maus-tratos contra os detentos.

Segundo familiares dos presos, o diretor Rodrigo Machado cortou  a visita íntima aos presos. As grávidas  foram proibidas de fazer visitas no fim de semana, sendo liberadas para visitação apenas durante a semana, assim mesmo de 15 em 15 dias. Os presos reivindicam a volta de Luiz Fernando, último diretor do presídio, antes de ser substituído pelo atual comando.



Repórter foi agredida por parente de detento durante transmissão ao vivo

A repórter Larissa Carvalho, da TV Globo/Globo News, foi agredida na madrugada desta terça-feira,17, quando falava ao vivo sobre o motim na Penitenciária Ladeira, em Ribeirão das Neves.

A agressão aconteceu no momento em que a jornalista transmitia em link direto com o jornal da Globo News. Assim que a repórter começou a falar, uma mulher, parente de um detento, a empurrou, e ela caiu. A agressora foi contida por um policial militar e um agente de segurança prisional.

A transmissão foi interrompida e o âncora do telejornal avisou que procurariam saber se a jornalista estava bem. Em seguida, a repórter voltou a entrar ao vivo, desta vez com proteção policial, e informou que não se machucou.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário