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16 de janeiro, de 2017 | 09:13

20 de Janeiro: Dia do Fusca

Fusquinha, Fusqueta, Fafá, besouro, baratinha, são muitos os nomes

Divulgação
O modelo Fusca Split Window foi o primeiro a chegar ao BrasilO modelo Fusca Split Window foi o primeiro a chegar ao Brasil
O Volkswagen Fusca foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela indústria alemã Volkswagen. Também foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003.

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel, e tem muitos mistérios. Seu projeto envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.

Em 1931 a Alemanha era assolada por uma dura recessão, e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de suas fábricas produziam carros de luxo, montados à mão, e muito caros.

Por isso a ideia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir. Era o conceito do "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia do "carro popular".

Em 1950, o Fusca começou a ser importado para o Brasil. Em 11 de setembro daquele ano, 30 Volkswagen chegaram ao porto de Santos. O modelo importado era o "Split Window". Daí em diante o carro se tornou um sucesso, até 1986, quando a Volkswagen desistiu de fabricá-lo no Brasil.

Em 1993, o então presidente Itamar Franco sugeriu e a empresa voltou a fabricar o modelo. Surgiu assim a Lei do Carro Popular, com isenção de impostos para os carros com motor 1.0 e refrigeração a ar.

Em 1996 foi fabricada no Brasil uma série especial denominada Série Ouro, e a partir daí ele só seria produzido no México. No Brasil, o Dia do Fusca é comemorado em 20 de janeiro, com eventos e festas realizadas por amantes e colecionadores do modelo.
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