12 de janeiro, de 2017 | 20:59

Minas tem 110 casos e 30 mortes por suspeita de febre amarela

Balanço da Secretaria de Estado de Saúde mostra que 20 tiveram confirmação preliminar

Enviada para o WhatsApp Portal DA
Fila para vacinação em Caratinga: nenhum caso na zona urbana, mas população preocupada lota postos de saúde em busca de vacinasFila para vacinação em Caratinga: nenhum caso na zona urbana, mas população preocupada lota postos de saúde em busca de vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirma que tem 110 notificações de casos da febre amarela. Deste total, 20 tiveram confirmação em exames preliminares para a enfermidade, porém, ainda precisam ser investigados pela pasta.

Já foram computadas 30 mortes, sendo que 10 tiveram diagnóstico inicial para Febre Amarela. Os dados podem ser ainda maior. Isso porque, segundo a Secretaria de Saúde de Ladainha, no Vale do Mucuri, duas pessoas morreram na cidade entre a noite de quarta-feira e a manhã de hoje.

A situação mais crítica é em Ladainha. Segundo dados da SES, a cidade tem 31 casos suspeitos de febre amarela. De acordo com o secretário de saúde do município, Fábio Perez Santos, duas pessoas morreram com sintomas da doença na comunidade.

Um dos casos é de um homem de 47 anos que estava internado desde segunda-feira. O paciente foi transferido para um hospital de Teófilo Otoni, que é referência da região, e morreu às 23h45 de quarta-feira.

O caso preocupa as autoridades de saúde da cidade. “Preocupa porque ele é residente da zona urbana e não tem histórico de ter ido a área rural. É bastante preocupante em termos de epidemiologia. Já começamos a intensificar a vacinação no bairro onde ele mora. Há três dias antes da morte, foi encontrado um primata morto no lote vizinho. Iniciamos a imunização em casa em casa e 100% do bairro foi vacinado”, explicou o secretário de saúde.

A outra morte foi registrada na área rural do município, chamada de Açude, onde outras três pessoas morreram. O paciente estava internado desde terça-feira, porém, morreu nesta quinta-feira por volta das 11h30.

Ladainha, segundo dados da prefeitura, teve 12 mortes, sendo que duas delas foram confirmadas por febre amarela em exames preliminares. Outras 13 pessoas da cidade estão internadas com sintomas da doença. “Tinha até um paciente que teve alta e voltou a internar há poucos minutos. Já pedimos a transferência para Teófilo Otoni”, afirmou o secretario.

Vacinação

A procura pela vacina nas cidades onde ocorrem surtos de febre amarela faz com que os estoques acabem em poucos dias. As regionais de saúde estão no limite do fornecimento de doses.

A vacina tem validade por dez anos e quem possui o cartão atualizado não precisa repetir a dose.

A boa notícia
Dois pacientes do HMC com quadro de Febre Amarela recebem alta
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário