12 de janeiro, de 2017 | 16:26
Esporte, determinação e inspiração
Conheça a história da ex-usipense Crystiane Tereza, uma heptatleta de muito sucesso
A heptatleta Crystiane Tereza Barroso, de 28 anos, é um exemplo do poder de transformação social e pessoal exercido pelo esporte. Aos 15 anos, Crystiane praticava futebol, futsal e handebol. Devido ao bom desempenho no ambiente esportivo, foi chamada para representar a escola em um evento de cross country, na Usipa.O segundo lugar na competição rendeu bons frutos. Crystiane foi convidada por Sildemar Venâncio, coordenador de Atletismo da Usipa, para integrar a equipe tricolor e dar prosseguimento no esporte. Após treinar um ano, em sua primeira competição pelo clube, a atleta ficou em quarto lugar e aprimorou a sua marca pessoal.
Os resultados expressivos foram fruto de dedicação aos treinos, permitindo maior familiaridade com várias provas. Eu comecei a praticar 400 metros rasos e 800 metros, fiz 100 metros com barreira, lançamento de dardo e outras modalidades”, afirma Crystiane.
Competir entre os melhores faz parte da realidade de grandes atletas e, para isso, Crystiane tem duas referências: Sanderlei Parrela, nos 400m, e Euzinete Reis, que era heptatleta e hoje trabalha como técnica na Usipa.
A chance foi agarrada
A grande oportunidade na vida da ex-usipense veio aos 21 anos, quando dois amigos foram treinar em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. E lá, os treinadores disseram aos seus amigos que precisavam de uma mulher que corresse 400 metros e possuísse, aproximadamente, a marca exigida pelo clube. Meus amigos me indicaram aos técnicos, e em seguida recebi o convite. Fiquei muito feliz, aceitei a proposta e fui”, conclui.
Crystiane está atualmente na equipe BM&F Bovespa, em São Caetano (SP). Após sete anos em São Paulo, ela adquiriu grandes experiências. Afinal, foram três anos nas provas de 400 metros. No quarto ano ela começou a praticar heptatlo, esporte que envolve sete modalidades, divididas em dois dias: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 metros rasos, além de salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.
Este ano, a preparação é dedicada ao mundial, e a atleta quer treinar fora do Brasil e participar de algumas competições internacionais. Integro uma equipe de grande porte, e tenho grandes oportunidades. E tenho um orgulho muito grande de ter começado na Usipa, o clube que me acolheu e que sempre me abre as portas quando preciso”, finaliza Crystiane.
As principais conquistas de Crystiane:
* Quarta colocada no Troféu Brasil/2016 (5.667 pontos)
* Quarta colocada no Troféu Brasil/2015 (5.464 pontos)
* Campeã do Estadual Adulto/2013 (4.991 pontos)
* Medalha de bronze na Copa Brasil de Provas
Combinadas/2014 (5.157 pontos)
* Quarta colocada no Troféu Brasil/2014 (5.248 pontos)
* Revezamento 4x400m: Campeã do
Troféu Brasil/2016 (3min34s28, com Giovana Cavaleti,
Letícia Cherpe e Jailma Sales de Lima)
O Atletismo na Usipa
A Escola de Atletismo da Usipa mantém um compromisso com a sociedade, de atuar na inclusão social. O departamento tem uma pista em dimensões oficiais, materiais e equipamentos para o desenvolvimento das atividades e provas da modalidade. Também oferece aos atletas e comissão técnica uma sala de coordenação e materiais, banheiros masculino e feminino. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3801-4350.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















