Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de janeiro, de 2017 | 10:27

Carnaval Selvagem na Serra da Mantiqueira

Rotas Verdes oferece um novo Curso de Documentação e Comportamento em Selva

Por Edlayne de Paula

Troque a folia de Carnaval por uma experiência verdadeira em ambiente selvagem. A Rotas Verdes Brasil, em parceria com o Instituto Alto-Montana da Serra Fina, estão com inscrições abertas para mais uma edição do Curso de Documentação e Comportamento em Selva.

Erika Campos
O documentarista da natureza Fernando Lara vai ministrar as aulasO documentarista da natureza Fernando Lara vai ministrar as aulas
As aulas serão no período de Carnaval 2017, na cidade de Itamonte (MG), na Serra da Mantiqueira. Serão quatro dias em ambiente selvagem, aprendendo técnicas de registro de vida selvagem e comportamento de segurança em ambientes hostis.

O curso promove uma das experiências mais completas em ambiente selvagem no Brasil. Durante as aulas, os alunos dormem acampados, cozinham a própria comida em campo, tomam banho de rio e aprendem técnicas de comportamento e segurança em atividades realizadas em ambientes naturais.

O projeto propõe uma profunda experiência de trabalho em campo, simulando e vivenciando situações de uma expedição de verdade. Entre os módulos a serem estudados estão: técnicas de registro fotográfico e observação de fauna livre com camuflagem.

E também comportamento diante de animais selvagens (onças, porcos, serpentes, abelhas etc); técnicas profissionais de acampamentos; liderança e comportamento em equipe em trabalhos de campo; navegação; primeiros socorros aplicados a trabalhos em campo; entre outros.

O documentarista de natureza Fernando Lara, com 17 anos de experiência e expedições realizadas no Brasil e no Mundo, vai ministrar as aulas. O profissional é criador de uma metodologia única que envolve planejamento, eficiência e segurança em atividades dessa natureza.

Edlayne de Paula
Os expedicionários se embrenham em mata virgem para mais uma etapaOs expedicionários se embrenham em mata virgem para mais uma etapa
O curso já foi ministrado em regiões como o Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica, e recebe profissionais e entusiastas vindos de todas as regiões do Brasil. Para participar não é preciso ser um profissional da área de meio ambiente ou ter equipamento fotográfico.

As técnicas estudadas podem ser usadas por jornalistas, fotógrafos, observadores de aves, pesquisadores, esportistas, profissionais de meio ambiente e guias turísticos, entre outros, mas não é um pré-requisito estar envolvido com essas áreas. O curso já recebeu pessoas de 18 a 70 anos, com variados perfis de condicionamento físico e profissional.

Local do Curso
As aulas serão realizadas na Reserva de Proteção do Patrimônio Natural RPPN Alto-Montana, em uma reserva que tem mais de 900 hectares de Mata Atlântica, servindo de abrigo para espécies como a onça-parda, veados, lobo-guará, jaguatiricas, iraras e mais de 260 espécies de aves.

O local fica em local privilegiado, na divisa dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e bem ao lado do Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira.

SERVIÇO:
Curso de Documentação e Comportamento em Selva
Local: Itamonte (MG) – RPPN Alto-Montana
Data: 25 a 28 de fevereiro (Carnaval de 2017)
Informações: (31) 98875 5041 (whatsapp) ou [email protected]
www.rotasverdesbrasil.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário