09 de janeiro, de 2017 | 10:46

Do Maracanazo a Krakatoa

Dicas de bons livros para se ler nas férias

Entre as boas indicações de leitura para este início de ano estão o livro Maracanazo, de Arthur Dapieve, que mescla ficção e realidade para compor cinco histórias de enorme coesão narrativa, na atualidade e no impacto.

No primeiro conto, dois garotos pegam onda no mar batido de Copacabana, sem saber que estão prestes a enfrentar um evento inesperado. Os dois contos seguintes apresentam o universo da música: num concerto em Viena, em 1939, e num ensaio do Pink Floyd em Londres.

Divulgação
Já “Bloqueio” descreve uma situação absurda de uma pessoa que se vê num impasse nas ruas do Rio. “Maracanazo”, história que fecha o volume, é um relato surpreendente que começa com a partida que eliminou a seleção espanhola da Copa do Mundo de 2014. Com 160 páginas, o livro é um lançamento da Editora Alfaguara.

Krakatoa
Em 1883, a violenta erupção da ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, deixou um rastro de 36 mil mortos e uma cratera no fundo do mar. Outros vulcões já haviam explodido antes, e outros explodiriam no futuro, mas a erupção do Krakatoa teve uma dimensão inédita e até hoje não igualada.

A explosão não destruiu apenas a montanha que formava o vulcão: ela riscou do mapa a própria ilha onde a montanha estava situada. Não por acaso, o nome Krakatoa tornou-se um sinônimo de catástrofe. Escrito por Simon Winchester, o livro tem 440 páginas e é da Editora Objetiva.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lilian

09 de janeiro, 2017 | 16:24

“Sou geóloga de formação, já li o livro Krakatoa. É ótimo, vale a pena. Ele faz toda uma contextualização econômica, religiosa e politica na época deste evento, que arrasou com uma importante região comercial da época.”

Envie seu Comentário