06 de janeiro, de 2017 | 10:03

Para Wagner Penna, brasileiros não valorizam o setor da moda

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REALEZAS
Enquanto por aqui o pessoal da moda é tratado com um certo desprezo, na França, Itália, Inglaterra e muitos outros países a turma fashion recebe honrarias pelo seu trabalho em favor da economia e da imagem do seu país.

Tanto assim que vários deles irão receber um título de nobreza - a Ordem da Excelência - da rainha Elizabeth II, da Inglaterra. É o caso da Anna Wintour, que é editora da Vogue América e inglesa de nascimento.

Compatriotas dela também receberão, como é o caso da ex-cantora Victoria Beckham e do dono do site Bussines of Fashion, Imran Amed. No passado, as estilistas Vivienne Westwood e Zandra Rhodes também receberam a honraria.

Divulgação
O verão da PrintingO verão da Printing
OLD AGE
A idade avançada parece não ser um problema algum para o povo do mundo da moda. Tanto executivos quanto estilistas, e até modelos, passam dos 70 anos em plena atividade.

Este é o caso de Karl Lagerfeld (Chanel e Fendi), com seus 81 anos, de Pierre Cardin, em plena atividade aos 94 anos, da fashionista Iris Apfel, que, aos 95 anos, é ícone da moda norte-americana, e por aí vamos.

Agora é a modelo Lauren Hutton, com seus poucos 73 anos, que vai estrelar a campanha da Bottega Veneta. E de quebra, ainda lança modelitos vintage de bolsas da marca. Ela continua linda.

BYE BYE BRASIL
Todo mundo sabe que, para sobreviver aos nossos muitos impostos e leis trabalhistas, aos altos custos de insumos e milhares de outras coisas mais, as empresas brasileiras procuram novos países para colocar as suas plantas industriais.

Na moda não é diferente e, assim, o Paraguai vai se transformando em uma ‘cidade industrial’ brasileira. Uma das empresas que tomou essa decisão foi a poderosa Riachuelo (que nasceu no Nordeste), que, há algum tempo, fabrica parte de suas roupas por lá. E com sucesso, diga-se.

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VAIVÉM
* A segunda quinzena de janeiro marca a retomada dos lançamentos de moda invernal, com o preview de muitas marcas que trabalham com a chamada pronta-entrega (para lojistas). O fato é que as coleções estão ficando menores, mas com vários lançamentos no ano. ***

* E por falar em lançamentos, a turma dos sapatos & bolsas está em polvorosa para a Couromoda, que acontecerá entre 15 e 18 próximos, em São Paulo. É que muitas marcas não conseguiram matéria-prima (leia-se couro) para fazer os modelitos e, agora, correm contra o tempo. ***

* Adorei o programa de tevê com a filha da Carolina Herrera, que tem o mesmo nome da mãe, é especialista em perfume e está percorrendo vários países da América Latina em busca de flores & cheiros. A moça é muito sofisticada e simpática, e descobriu fragrâncias interessantes até na floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. ***

PONTO FINAL - A luta das grifes de moda por espaço nas redes sociais está gerando situações engraçadas. Apenas no plano internacional: enquanto Karl Lagerfeld coloca sua silhueta com o típico rabicó mais a sua gata Choupette em todo lugar, agora os italianos Dolce & Gabbana seguem o mesmo caminho. Eles fizeram bonecos enormes com suas caricaturas e os mandaram para Londres, Milão (sua sede) e até a China. Deu certo.
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