05 de janeiro, de 2017 | 10:08

Copos para cerveja: qual é o copo ideal?

Sommelier de cervejas fala sobre os variados tipos de copo para a bebida

Você sabia que cada tipo de cerveja tem um copo ideal para ser apreciada? Uma das principais características da cerveja, os aromas, são levados em consideração na hora de desenhar o copo.

Segundo o chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, do boteco curitibano Simples Assim, o objetivo é deixar os copos mais adequados para desprender o bouquet e aroma daquele estilo de cerveja em específico, permitindo que você possa apreciar o que cada uma tem de melhor.

Divulgação
Há um universo amplo a ser descoberto nos copos para cervejaHá um universo amplo a ser descoberto nos copos para cerveja
Há uma infinidade de copos para cerveja, cada um com sua especificidade. O copo mais comum é o Pilsener, como o próprio nome diz, ideal para as famosas cervejas pilsen. A diferença entre ele e um copo Lager está no bolcal, que é mais fechado. Ele serve muito bem cervejas como a Bock, a Dortmunder, a German Pilsner, e a Imperial Pilsner.

Comum nos bares do Brasil, o Lager é o mais usado. “Aqui no Brasil, ainda não temos o costume de usar o copo ideal para cada cerveja, e o Lager é o mais utilizado, seja para servir cerveja ou chope”, explica. Algumas opções mais adequadas de cerveja para o esse estilo são as próprias Pilsens, a American Lagers, a Dunkel Schwarzbiers e a Vienna Lager.

Outro copo visto com mais frequência no Brasil são os Tulipa, um copo muito parecido com uma taça de conhaque, mas com o bocal virado para fora. Esse tipo de copo é ideal para cervejas com muito colarinho. “Ele ajuda a beber sem se sujar muito com a espuma, e as IPAS são muito valorizadas nesse copo”, explica o especialista.

Um estilo de cerveja que ganha espaço no país são as Weiss, ou cervejas de trigo, que devem ser consumidas em um copo específico chamado Weizen. É um copo alto e com o bocal largo, cabe todo o conteúdo das garrafas/latas de 500ml, destacando a cor, corpo e espuma. E serve bem cervejas como a Weizenbier, Weizenbock, Gose Dunkelweizen e American Wheat Ale.

Para quem gosta da bebida em grandes quantidades, há algumas opções. A Mass é uma delas, é o canecão de 1 litro originário da Alemanha, que serve bem todos os tipos de cerveja. Existem também as canecas Mug ou Stein, robustas, pesadas, feitas com vidro grosso. Opções para esse estilo são a Maibock, Oktoberfest, Rauchbier, Export e Helles.

Outra opção famosa de copo é o Print (Nonic), que tem o bocal mais largo que o corpo e são os mais usados nos pubs da Inglaterra e Irlanda, famosos por acomodar as Stouts e receber grandes quantidades de cerveja. As opções de copos disponíveis são vastas, é um mundo com inúmeras possibilidades e descobertas a serem exploradas.

“O mundo das cervejas é incrível. Estamos acostumados com um único estilo de cerveja no Brasil, mas hoje, existem infinitas possibilidades. Além dos copos que citei existe o Cálice, o Tumbler, o Flauta (Flute), Cilíndrico (Stange), Pokal, Snifter, Willybecher, Thistle e o IPA Glass. Podemos passar dias falando sobre esse assunto”, finaliza De Rosso.

O Simples Assim fica na Rua Ângelo Sampaio, 1.671, no bairro Batel, em Curitiba (PR). A casa funciona de terça a quinta, das 18 às 0h30, e às sextas e sábados, das 18 às 1h30. De quinta a sábado o espaço ganha mais movimento com música ao vivo. Mais informações pelo telefone (41) 3016-6610 ou no site www.simplesassimboteco.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário