
01 de janeiro, de 2017 | 12:53
Presidente da Câmara de Antônio Dias toma posse como prefeito
Com impugnação de Lila, candidato mais votado para prefeito, cargo foi assumido interinamente pelo presidente do Legislativo, Ditinho

O presidente da Câmara Municipal de Antônio Dias, Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSDB), assumiu interinamente a prefeitura até que o Tribunal Superior Eleitoral defina a realização de nova eleição para o cargo de prefeito.
Em seu breve discurso de posse, Ditinho prometeu exercer com dignidade e dedicação o mandato temporário. Prometo que vou trabalhar pelo engrandecimento do nosso município. Podem ter certeza. Vai ser um mandato curto, mas vou fazer o melhor”, enfatizou.
Benedito Assis foi eleito presidente em sessão solene de posse dos onze vereadores, nas dependências da Escola Estadual Coronel Fabriciano Felisberto de Brito.
A mesa diretora ficou composta pelo presidente Benedito de Assis Lima, primeiro vice-presidente, Elcio de Almeida Ataíde, segundo vice, Marcílio (Japão), primeiro secretário, Joel da Silva e segundo secretário, Francisco Izabel de Alvarenga.
Conforme apurou o Diário do Aço, Ditinho tem 49 anos, é servidor público municipal e ficará no cargo por tempo indeterminado, até que saía a nova eleição. Na votação de 2 de outubro, Ditinho foi o vereador mais votado, com 303 votos. O segundo colocado, vereador Japão, obteve 250.
Entenda
A eleição para prefeito em Antônio Dias acabou na atual situação porque o ex-prefeito, William Robson Marques Fraga, o Lila (PROS), teve seu pedido de registro de candidatura indeferido. Ele disputou o cargo de prefeito e foi o mais votado, mas recebeu parecer negativo no registro de candidatura e perdeu, em todas as instâncias da Justiça Eleitoral, o recurso para restabelecer o registro. Com isso, os votos dados a Lila foram considerados nulos e nem sequer aparecem computados no banco de dados do TRE-MG. O político tenta, até hoje, o restabelecimento de seu registro.
A impugnação ao registro de candidatura teve fundamento no fato de Lila ter reprovadas suas contas relativas ao ano de 2003, quando era prefeito de Antônio Dias. Também pesou contra o candidato uma condenação pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, que teria causado prejuízo ao erário.
Com o impasse, o segundo colocado na disputa, José Carlos de Assis, o Carlinhos (PMDB), que obteve 3.004 votos, o que equivale a 95.33% dos votos válidos, buscou na Justiça o direito de ser diplomado e empossado, mas os recursos não surtiram os efeitos esperados.
Mais sobre o dia de posse, no Vale do Aço
Duas chapas disputam a presidência da Câmara de Ipatinga
STF garante posse de prefeitos eleitos de Ipatinga, Timóteo e Tianguá
Domingo será marcado por posse de eleitos no Vale do Aço
Assista o momento da posse de Ditinho, como prefeito de Antônio Dias:
Lista dos novos vereadores de Antonio Dias, empossados neste domingo (Por ordem de votação)
1°Benedito de Assis Lima, Ditinho (PSB)
2º Marcilio José de Almeida Souza, Japão (PR)
3º Elcio de Almeida Ataíde, Elcinho (PMDB)
4°Eliezer Damasceno de Miranda, Zelo (PPS)
5°Rodrigo Soares Reis, Ticão (PPS)
6°Ricardo Henrique de Almeida, Ricardo de Hematita (PSD)
7°Joel da Silva, Joel (PT)
8°Francisco Izabel Alvarenga, Irmão Lelo (PSB)
9°Cleber dos Santos Marques, Clebinho Macarrao (PROS)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]