30 de dezembro, de 2016 | 10:01

Bolsa encerrou 2016 como o melhor investimento, seguida por renda fixa

Com alta de 38,9%, a bolsa encerra 2016 com a melhor performance do período

Divulgação
Dólar confirmou-se como um dos piores investimentos de 2016, com queda de 17,9% acumulada no ano  Dólar confirmou-se como um dos piores investimentos de 2016, com queda de 17,9% acumulada no ano

O aumento da aversão a risco que abateu os mercados globais nos últimos meses deste ano não foi suficiente para prejudicar o bom desempenho do mercado de ações brasileiro. Com alta de 38,9%, a bolsa encerra 2016 com a melhor performance do período. Alguns indicadores específicos do mercado acionário encerraram o ano com uma alta ainda mais forte. Como o índice de dividendos da bolsa (IDIV), que subiu mais de 60% no período.

A renda fixa também conseguiu encerrar o ano com bons ganhos, a despeito do aumento da volatilidade especialmente pós-eleição de Donald Trump. As carteiras compostas por Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), corrigidas pelo IPCA e que garantem um adicional de juros, também tiveram um bom ano – o IMA-B subiu 24,8% no período. Já o IRF-M, que tem como referência os prefixados, subiu 23,3%.

Perdas
Na outra ponta, o dólar comercial obteve o pior desempenho do mercado, apenas à frente da moeda europeia. Em 2016, a moeda estadunidense caiu 17,9%. O euro perdeu 21%. Os investidores que optaram pelo ouro também não se deram bem. A queda foi de 12,3% no ano. Já a poupança encerrou o período em alta de 8,3%, pouco acima da alta de 6,4% da inflação medida pelo IPCA esperada para o período.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário