30 de dezembro, de 2016 | 09:02

Wagner Penna: preto até meia noite, branco depois

DEZ MAIS
O fim de ano foi de perdas no mundo na moda. Um dos mais importantes nomes de estilistas que brilharam entre os anos 70 e 80 no Brasil, o carioca Guilherme Guimarães, morreu na véspera do Natal, após cinco dias internado em um hospital do Rio de Janeiro, com problemas no fígado.

Ele comandou a moda carioca num tempo em que a cidade possuía glamour, e tinha mulheres realmente chiques. As famosas integrantes das listas da Dez Mais Elegantes eram, em sua maioria, moravam na cidade e ainda não tinham sucumbido à dura realidade da miséria e marginalidade de hoje.

Aos 76 anos, Guilherme Guimarães ainda trabalhava, mas apenas com noivas & madrinhas. Era tão sistemático que dormia e comia fora de casa para não atrapalhar a decoração do belo apartamento que montou.

Divulgação
Ano novo com branco da FrutacorAno novo com branco da Frutacor
CAMISETA
Você pagaria R$1.800,00 por uma simples camiseta? Pois é o preço que muita gente poderosa está pagando por uma t-shirt da Gucci, que tem apenas a logo da marca estampada na frente.

Virou mania entre as celebridades jovens, usadas sob casacos, blazers, salopetes ou simplesmente amarradas de lado. Tudo começou quando algumas celebs apareceram no Instagram usando o mimo. A coisa viralizou e a corrida pela peça começou. Coisas da moda.

CALENDÁRIO
O ano nem bem começou e a turma já fica de olho no calendário para saber dos feriados, que serão muitos, em 2017. Mas o principal detalhe para a moda é o Carnaval, que acontecerá entre 25 e 28 de fevereiro.

Como será no fim do primeiro bimestre do ano, dá tempo para os previews de lançamentos invernais em pronta-entrega serem feitos em janeiro e princípio de fevereiro.

Depois, vem a confirmação em março, com o vaivém de compradores no circuito mineiro (leia-se Beagá) vendendo bem, a São Paulo Fashion Week (de 14 a 17) e a CasaModa idem. Em janeiro (dia 15) já tem a Couromoda.

////

VAIVÉM

* A estilista carioca Lenny Niemeyer é a mais nova estrela do canal GNT. No dia 3 ela vai estrear um programa mostrando como receber bem, já que é uma das principais anfitriãs do Rio. Na lista de convidadas, gente como Fafá de Belém, grupos de pagodeiros etc etc. É o chamado way of life carioca. ***

* Para quem acha que Karl Lagerfeld, de 82 anos, é o estilista mais velho em atividade (na Chanel e na Fendi), vai a surpresa: o ítalo-francês Pierre Cardin, com seus 94 anos, trabalha todos os dias e assina todos os cheques da sua empresa. Gostou? ***

* Tida e havida como uma das mais elegantes do mundo, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton (mulher do príncipe Charles, da Inglaterra), gastou menos de 200 mil libras (perto de 800 mil reais) em roupas & sapatos no ano passado.

Isso é muito pouco, quando se compara com os gastos de muitas milionárias plebeias mundo afora que, às vezes, gastam R$120 mil em apenas um vestido de alta-costura. ***

PONTO FINAL - Toda virada de ano nos inspira a fazer roupa nova, de preferência com muito dourado, amarelo e por aí. É um costume antigo que vai se modificando nas cores, mas não na sua essência. Pois a crise conseguiu acabar até com isso: quase ninguém se ligou muito no assunto.

Exceto nas cores, pois os fashionistas prometeram vestir preto até meia-noite (luto pelo ano péssimo) e muito branco (limpeza de alma) para iniciar o ano com vida renovada. Amém!
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário