28 de dezembro, de 2016 | 16:43

O reino azul e a menina sem asas

Joice Mendes



É naquilo que não se planeja que, às vezes, reside a semente de toda a nossa alegria. Que venha 2017 e todas as novidades que este ano nos trará!

Num país distante, onde o sol descansa mais cedo, vivia uma menina que queria voar, mas não tinha asas. Ela passava a maior parte dos seus dias no reino azul. O reino azul era um lugar bom de viver, pois nele havia coisas belas e pessoas de quem gostava. Mas tinha alguma coisa que ela não sabia bem o que era que a convidava para fora do reino. Como se houvesse algo que devesse experimentar além daquelas fronteiras. Porém, sem assas e sem coragem que a permitisse voar, vivia dias melancólicos naquele lugar. A menina sem asas sabia que estava em bom lugar, mas por mais confortável que fosse viver ali, ela tinha sempre a sensação de que não era o bastante para ser feliz por completo.
Passou semanas, meses, anos sofrendo por sua incapacidade de decidir entre ir ou ficar. Quando pensava em partir, imaginava os desafios que estariam nestes caminhos desconhecidos, no medo que sentiria de não poder contar com as pessoas que amava por perto. Mas por outro lado, pensava em tudo que deixava de conhecer trancada no conforto daqueles laços já feitos. Cogitava todas as possibilidades e, mesmo assim, no fim, se via paralisada sem saber o que fazer. A menina sem asas era muito indecisa, toda escolha era para ela um grande sofrimento.

O que queria mesmo era poder viver nestes dois mundos sem perder o melhor de cada lugar, mas sabia que isso era impossível. Foi então que percebeu que, antes de partir do Reino Azul, precisava descobrir o que estava dentro do seu coração e, o que lhe deixava tão ansiosa e angustiada, pois se deixasse aquele lugar, que para ela era tão seguro precisaria saber enfrentar os desafios que estariam por vir. E, para isso, era necessário estar plena e confiante daquilo que seria capaz de superar em busca dos seus sonhos de aventura. Não podia desbravar outros reinos se não soubesse gerenciar os conflitos do seu próprio coração. Resolveu, então, que era preciso esperar, dar um tempo ao seu coração e ficar em silêncio para ouvir a si mesma. Teve a certeza de que, quando as vozes internas fossem perfeitamente claras, estaria pronta para enfrentar qualquer caminho.

No último dia 15 de dezembro, esse tempo de espera e gestação de um sentimento nascido no coração da menina sem asas em 2014, completou-se. A decisão que ela não conseguiu tomar, veio por conta própria e foi recebida com muita paz. Enfim, chegou o tempo de deixar o Reino Azul para desbravar outros caminhos. E a menina sem asas está pronta! Afinal, é naquilo que não se planeja que, às vezes, reside a semente de toda a nossa alegria. Que venha 2017 e todas as novidades que este ano nos trará!

*Joice Mendes é cristã, jornalista graduada pelo Unileste e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário