12 de maio, de 2016 | 16:00

Naque e Coronel Fabriciano recebem Tocha Olímpica Rio 2016

Multidão concentrou-se entre o trevo do monumento Terra-Mãe e o Centro de Coronel Fabriciano


Naque e Coronel Fabriciano foram as primeiras cidades a receber a Tocha Olímpica Rio 2016 nesta quinta-feira (12). O revezamento ainda passa por Itabira antes de terminar todo o percurso programado para o dia.

Em Coronel Fabriciano, o atleta da Usipa, Rudney Dias Nogueira, foi um dos selecionados por um dos patrocinadores para conduzir a chama olímpica.

Atleta de marcha atlética de renome internacional, ele representou o Brasil em várias competições de peso. Esteve no Chile, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra lado a lado com os melhores do mundo, ganhando competitividade em provas da modalidade.

Alexandra Maria de França conduziu a tocha logo atrás de Rudney e passou o fogo olímpico para o atleta de marcha atlética. Professora de educação física, ela já atuou em projetos sociais e foi primeira mulher treinadora de futebol em Ipatinga. 
Fernando Cezar


tocha olímpica em Coronel Fabriciano


Maria de França mereceu a indicação para o revezamento da tocha. Ela não mede esforços para ensinar práticas esportistas e diariamente percorre quatro cidades da região metropolitana do Vale do Aço, passando por bairros isolados, estradas de chão e comunidades carentes para transmitir os valores do esporte. Atualmente, ensina tênis para alunos de uma escola pública.

A equipe de revezamento foi composta por esportistas, estudantes e pessoas indicadas por patrocinadores. Compareceram 16 dos 17 inscritos para a solenidade. Entre os esportistas do Vale do Aço estava a ciclista Chai Bauer, de Ipatinga, 

Em naque, foram indicados para transportar a chama, Flamiani Amorim de Oliveira, em Naque; e Elizabeth Ferreira Silva.

Em Itabira, Marco Antonio Oliveira Santos, Alice de Oliveira Silva, Clever Machado, Elias dos Reis de Lima, Geralda Figueiredo Soares, Mônica Maria Lage Silva e Vanderci Geraldo dos Santos, em Itabira.

O que e?

O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer 327 cidades, em todos os estados.

Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Público em clima de alegria com o momento histórico   [[##1320##]]

Um grande público marcou presença e aguardou com expectativa a passagem da tocha por todo o trajeto que percorreu as ruas do Centro e do bairro Santa Helena. A passagem da tocha chegou a provocar empurra-empurra por todo o trajeto, pois todos queriam ver o brilho da chama, nem que seja por alguns segundos, e registrar o momento histórico.

O revezamento passou em frente a importantes pontos históricos da cidade, entre eles o Colégio Angélica, a Igreja Matriz e a Catedral de São de Sebastião.

O trajeto percorrido foi de um pouco mais de 2 quilômetros, por 16 pessoas que participaram do revezamento. Um dos primeiros a correr com a tocha foi o servidor público do INSS, Marcos Isaque, que foi selecionado entre 900 pessoas. “Esta é uma oportunidade maravilhosa para os cidadãos fabricianenses festejarem”, destaca Marcos.

Outro personagem desse dia que entrou para a história de Fabriciano e região foi o corredor de marcha atlética, Rudney Dias. “Poder participar deste momento único é de muita importância para o atleta. Através das Olimpíadas, os brasileiros irão conhecer e ter mais contato com diversas modalidades”, completa, entusiasmado.

Manifestação

O evento também registrou manifestações. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Coronel Fabriciano (SINTMCELF) levaram faixas pedindo reajuste salarial e a valorização do funcionalismo. 
Wôlmer Ezequiel


Manifestação durante a passagem da tocha


Apesar do calor e do sol forte, a população seguiu a Comitiva Olímpica até o ponto final na Praça da Estação. E para fechar com chave de ouro, o último trecho foi percorrido pelo bispo emérito da diocese Itabira-Fabriciano, dom Lélis Lara.

Em um grande palco montado na praça, o público pode conferir ainda apresentações artísticas com números de dança e música para comemorar a passagem da Tocha. Numa breve fala, a prefeita Rosângela Mendes citou que o evento inseria o nome de Coronel Fabriciano definitivamente nos livros de história. “Fabriciano cumpriu o seu dever de casa para receber da melhor forma possível esse evento olímpico”, pontuou a prefeita.
 

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário